03/05/2024

4G na Lua? Nokia e NASA se unem para instalar rede no espaço

Unidade de rede está sendo construída pelo Bell Labs da Nokia, e será carregada em um módulo de aterrissagem feito pela Intuitive Machines.

Já pensou em ter conectividade 4G na lua? Parece ficção científica, mas é um avanço tecnológico que pode ser alcançado mais cedo do que pensávamos. A Nokia e a NASA se uniram em um projeto pioneiro, que já havia sido anunciado em outubro de 2020, para estabelecer a primeira conexão lunar 4G para preparar o terreno para a presença humana de longo prazo em outros planetas.

Ilustração artística do Lunar Outpost, com as antenas da Nokia estendidas na LuaIntuitive Machines e Nokia Bell Labs

Um foguete da SpaceX, com previsão para ser lançado este ano, irá transportar uma rede 4G simples para a Lua. O módulo de pouso instalará o sistema no polo sul da Lua e então será controlado remotamente da Terra.

O primeiro desafio para colocar uma rede em funcionamento é ter equipamentos celulares qualificados para o espaço que atendam aos requisitos apropriados de tamanho, peso e energia, além de serem implantados sem um técnico”, disse Walt Engelund, vice-administrador associado de programas na Diretoria da Missão de Tecnologia Espacial da NASA.

A unidade de rede 4G está sendo construída pelo Bell Labs da Nokia, que será carregada em um módulo de aterrissagem feito pela empresa americana Intuitive Machines, com a missão inicial de encontrar gelo. A presença de gelo é vital, pois pode ser convertido em oxigênio respirável e em combustível para foguetes, crucial para missões a Marte.

Atualmente, a comunicação dos astronautas é feita por rádio, mas a Nasa quer um sistema com capacidade para suportar vídeo de alta resolução e dados científicos. “Poder se comunicar na Lua é fundamental para Artemis, tão fundamental quanto qualquer outro elemento da missão, como energia, água para beber e ar para respirar”, conta Walt Engelund.

“Eventualmente, esse esforço ajudará a estabelecer uma rede de comunicações lunar que poderia dar aos nossos exploradores a capacidade de enviar dados científicos de volta, consultar o controle da missão e falar com suas famílias, como se estivessem caminhando pela rua com seus celulares, afirma.

O Bell Labs foi selecionado pela NASA como de sua iniciativa Tipping Point, uma série de parcerias com empresas para desenvolver tecnologias para futuras missões. Já a Nokia foi selecionada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (Darpa) para começar a trabalhar em uma infraestrutura de serviços de comunicação que eventualmente servirá como “estrutura para a economia lunar”.

Uma futura economia lunar dependerá criticamente de tecnologias de comunicação para coletar e analisar dados, compartilhar informações e manter e controlar operações”, disse Thierry Klein, presidente das Soluções de Pesquisa da Bell Labs, à CNN.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários