24/04/2024

Todas escolas de ensino básico em cidade na Paraíba tem acesso à internet

O Centro Social São Miguel, uma das 17 escolas em Baía da Traição, Paraíba, integra o projeto Escolas Conectadas, uma iniciativa dos ministérios das Comunicações e da Educação.

Foto: Layo Stambasssi.

Segundo o Ministério das Comunicações – MCom, o objetivo é fornecer banda larga e internet para todas as escolas de ensino básico, conforme destacado pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, como parte da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, visando impulsionar a transformação digital na educação brasileira.

“Essa é uma das missões que o presidente Lula nos deu de levarmos conectividade para todo o Brasil. E, através da Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, estamos levando banda larga, levando internet para todas as escolas de ensino básico. Isso vai criar condições para uma transformação digital da educação no país”.

Baía da Traição, uma cidade com aproximadamente 9 mil habitantes, conforme dados do IBGE, está situada em uma região rural e indígena, a cerca de 83 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado da Paraíba.

Recentemente, os 3.373 alunos e os 338 professores das 17 escolas do município receberam um total de 597 notebooks destinados tanto para uso pedagógico quanto administrativo. Esses equipamentos foram adquiridos através de recursos provenientes do leilão 5G, especificamente da faixa de 26 GHz.

Essa distribuição de notebooks ocorreu em agosto de 2023, marcando um importante marco para a comunidade escolar, pois permitiu uma maior conectividade.

O gestor da Escola Municipal Antônio Azevedo destacou que a chegada desses materiais proporcionou uma significativa melhoria na conectividade da cidade, afirmando que “todo mundo está conectado”.

Notebooks são usados em diversas disciplinas como matemática, história, geografia, tupi e artes, tornando as aulas mais dinâmicas. Além disso, ajudam os alunos a se familiarizarem com computadores. De acordo com o professor de matemática, Inualdo Delfino da Escola Maria das Dores Borges, os alunos demonstram melhorias no aprendizado, interagem mais e se dedicam mais às atividades quando utilizam tecnologia e computadores.

“Eles interagem muito, ficam empolgados e assim a gente vê que eles se entregam mais para as atividades. Isso é um resultado muito favorável quando se utiliza a tecnologia e os computadores”.

O programa Escolas Conectadas, em parceria com o Ministério da Educação, visa melhorar a conectividade nas escolas brasileiras através de diversas políticas e programas, incluindo o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), o Programa Aprender Conectado, a Lei de Conectividade, Wi-Fi Brasil, entre outros. Um total de R$ 6,5 bilhões, provenientes de várias fontes como o leilão do 5G e o Fust, será destinado ao programa.

Além disso, R$ 2,3 bilhões adicionais serão investidos para viabilizar outros aspectos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, provenientes principalmente da Lei 14.172/2021, do Programa de Inovação Educação Conectada e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários