08/05/2024

Claro ganha da Vivo no 5G, mas perde no mercado móvel como um todo

De acordo com dados da Anatel, Vivo é a líder do mercado com 99 milhões de acessos móveis, enquanto a Claro tem 87 milhões.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atualizou os dados de telefonia móvel, onde indicam que o Brasil encerrou o mês de março com 258,2 milhões de acessos, o que compreende chips para celular, machine to machine (M2M) e ponto de serviço (PoS). Nesse montante, 214,8 milhões correspondem às linhas de celular do país. O 5G destaca-se em crescimento.

Crédito: Freepik

A frente da modalidade de pagamento estão os planos pós-pagos (107,7 milhões), seguindo do pré-pago (107 milhões). A Vivo é a operadora líder de mercado, abocanhando 36,6% de participação e 99 milhões de acessos móveis. Em seguida, vem a Claro com 87 milhões de chips ativos (34,0% de market share) e a TIM com 61 milhões acessos (23,8%).

Entretanto, a Vivo perde seu posto de lider quando se trata dos acessos móveis do 5G. O novo padrão de internet tem ganhado novos usuários a cada mês. Ao final do trimestre, a tecnologia tinha 24,2 milhões de acessos. Em 12 meses, a base triplicou – uma vez que em março do ano passado havia 8,19 milhões de clientes, representando um crescimento total de usuários de R$ 196,5%.

De acordo com os dados da Anatel até março, a Claro lidera em número de acessos com 9,15 milhões de usuários. A Vivo vem em seguida com 8,95 milhões, enquanto que a TIM conta com uma base de 6,16 milhões de clientes. Em linhas gerais, foram adicionados a base do 5G 1,5 milhão de novos usuários no primeiro trimestre do ano, sendo o março o mesmo de maior adesão. Em janeiro foram 1 milhão e fevereiro, 1,1 milhão. Ao final do trimestre, o 5G tinha 24,2 milhões de acessos.

Outras operadoras também aparecem de forma tímida nos dados da Anatel. São provedores regionais, como a Unifique e a Brisanet, com 12 mil e 693 acessos, respectivamente.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários