10/05/2024

MVNOs têm enfrentado problemas para usar o roaming das operadoras no RS

Segundo a Telecall, as três principais teles do país alegam ter dificuldades técnicas para abrir o roaming às operadoras virtuais; entenda.

Uma das primeiras ações das operadoras móveis em relação aos serviços de telecomunicações que foram afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul foi a abertura da rede, onde os clientes de uma empresa podem usar o roaming quando o sinal da sua tele não estiver disponível.

Isto é, se um cliente da TIM, Vivo ou Claro não tiver sinal da sua operadora em determinado local, ele poderá se conectar na rede daquela que estiver disponível sem pagar nada por isso. Entretanto, a abertura do roaming não foi feita para todas as empresas que ofertam serviços de telefonia móvel.

De acordo com o diretor de atacado e MVNO da Telecall, Marcelo Duarte, as operadoras virtuais têm encontrado dificuldades para acessar as redes das três operadoras TIM, Vivo e Claro.

“Temos 32 mil clientes no Rio Grande do Sul, são 10 MVNOs, 18 marcas regionais e 32 mil linhas ativas no estado. E estamos sem o roaming aberto. Contestei com as operadoras, mas elas apontaram que entendem o roaming como natural entre as grandes, mas nunca exercitaram abrir para as não MNOs em situações como esta”, afirmou.

O assunto foi mencionado no seminário que comemora 25 anos da Associação Neo, em Brasília. As associações de prestadores de pequeno porte pediram ação mais enfática da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e afirmaram que as grandes operadoras alegam encontrar dificuldades técnicas para abrir o roaming às MVNOs.

O diretor relatou que esteve em uma reunião com a TIM, Vivo, Claro e Anatel, que alegaram ter riscos regionais na abertura da rede para as operadoras virtuais. “A Anatel pediu, encarecidamente para elas fazerem uma avaliação do que está acontecendo. Se é possível, de alguma forma, nem que seja de forma precária, abrir para a gente atender de alguma forma a nossa base de cliente. Estamos aguardando”, afirmou Duarte.

O assunto está sendo avaliado pela Anatel, sendo que “alguma medida sobre isso será tomada nas próximas semanas”, segundo o superintendente Executivo da agência, Abraão Balbino.

Os MVNOs são um modelo de serviço que contrata a infraestrutura de outra empresa. Ou seja, eles não possuem estrutura própria e dependem de grandes operadoras, como TIM, Vivo e Claro, para oferecer telefonia móvel. A Telecall é uma agregadora de operadoras virtuais que faz uso primeiramente da rede da Vivo, mas por causa dos compromissos associados à venda da Oi Móvel, tem acordos firmados com a Claro.

O Minha Operadora entrou em contato com as três principais operadoras móveis do país, mas até o momento, só obteve resposta da Claro:

“A Claro disponibilizou seu roaming para todas as prestadoras que solicitaram. E está à disposição para abrir roaming para aquelas que ainda não solicitaram”, diz operadora.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários