22/06/2024

Em operação em São Paulo, Anatel interrompe sete rádios clandestinas

Ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil Municipal Ambiental e as concessionárias Enel e Elektro; saiba detalhes.

Nesta terça-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em uma operação na Serra da Cantareira, na zona norte de São Paulo, interrompeu a transmissão de emissoras de rádios clandestinas. A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Civil Municipal Ambiental e as concessionárias Enel e Elektro.

Imagem: Anatel

Durante a operação, foram apreendidos equipamentos utilizados por sete rádios irregulares e cortados pontos de energia clandestinos utilizados para seu funcionamento. Também foram encontradas câmeras de vigilância e redes de fibra óptica no meio da mata para interligação com estúdios de programação.

De acordo com Marcelo Scacabarozi, gerente da Anatel em São Paulo, a operação começou na madrugada e envolveu uma incursão pela mata fechada. Foi necessário fazer rapel em árvores com mais de 20 metros de altura, em cujas copas estavam instalados transmissores e computadores para dificultar a remoção. Também usado durante a ação, drones da Agência para mapeamento da área e trabalhos de inteligência prévios.

Combate às rádios clandestinas

Em abril, a agência deflagrou uma ação conjunta com a Polícia Federal, intitulada Operação Sombra Frequencial, que teve como objetivo identificar e desmantelar possíveis emissoras de rádio clandestina no Jardim Marcelo Augusto, na cidade de Sorocaba (SP).

Estavam na mira da operação duas supostas rádios que operavam ilegalmente, sem autorização da Anatel. A ação cumpria dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal da Justiça Federal em Sorocaba/SP, com o intuito de reunir provas que confirmem a atividade ilegal das emissoras.

Além dos agentes da Polícia Federal, a ação conta com a participação de equipes da agência encarregadas de constatar se as rádios estão de fato operando clandestinamente.

A Operação Sombra Frequencial, assim como outras realizadas pela Polícia Federal e pela Anatel, é um compromisso das autoridades no combate a atividades ilegais que infringem as leis de telecomunicações vigentes no Brasil, e comprometem a segurança e a ordem pública. Essas operações garantem o cumprimento das leis e normas regulatórias do setor de telecomunicações.

FonteAnatel

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários