Os brasileiros elegeram as marcas mais lembradas por meio da pesquisa Top of Mind “A confiança e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro”, encomendada pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela Top Brands Consultoria à Quest Inteligência de Mercado. Na categoria banco, o Itaú foi a marca que mais veio à cabeça dos entrevistados, com 59% das citações, enquanto o primeiro lugar de cartão de crédito ficou com a Visa, com 43%.
Em relação aos supermercados, o Extra garantiu 21% de lembrança e a Unimed liderou o ranking de plano de saúde, com 28%. A Vivo foi a operadora de telefonia móvel campeã (26%), mas no quesito telefonia fixa DDD a Oi se sobressaiu (45%). A Volkswagen garantiu a maior parte das lembranças dos consumidores (31%) na categoria “automóvel – fabricante” e também comemorou a liderança em “automóvel – modelo”, com o Gol sendo lembrado por 19% dos pesquisados.
Com 23%, a LG foi a marca de aparelho de TV mais lembrada. Dorflex teve 20% das menções sobre analgésico e a Medley ficou com 18% das citações para fabricante de medicamento genérico. Já o Google liderou como portal de internet, com 14%. O levantamento foi realizado em oito capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Distrito Federal) e ouviu 2.020 pessoas, entre homens e mulheres de 14 a 65 anos, das classes A, B e C.