Os problemas individuais dos consumidores podem ser resolvidos com os órgãos de defesa e com a Anatel, mas em relação às questões coletivas, como quando todos os telefones de determinada operadora ficam sem fazer ligações durante um dia inteiro em uma determinada cidade, a solução é mais complicada. “Já há uma discussão nacional envolvendo os Procons, Ministério Público e representantes políticos para tentar chegar a uma solução”, informa o presidente do Procon-PE, José Rangel.
Para ele, as operadoras deveriam investir mais em infraestrutura para melhorar o atendimento aos clientes. As empresas se defendem. “Com objetivo de atender à crescente demanda por serviços de telecomunicações no País, até o fim de 2011, a companhia planeja investir cerca de R$ 5 bilhões. Esse valor está sendo empregado, principalmente, na manutenção e na ampliação da rede; na expansão da cobertura de banda larga fixa e de telefonia móvel em todas as regiões e na elevação das velocidades oferecidas de banda larga”, informa a Oi.
O posicionamento oficial da Claro diz que a empresa “investe constantemente na melhoria dos seus serviços. Para a operadora, a busca pela excelência no atendimento e o foco constante em detectar as necessidades e interesses dos clientes são prioridades. A empresa se coloca à disposição para atender a todos os casos por seus canais disponíveis – atendimento telefônico, online e blog corporativo.”
Já a Vivo garante que comparece a todas as audiências realizadas nos Procons do Estado de Pernambuco. “Considerando o número de audiências no período de 01/01/2011 a 05/09/2011, tivemos percentual de acordo de 80%”, informa a empresa em nota oficial. Além disso, a Vivo diz que investiu R$ 1 bilhão só na região Nordeste, sendo R$ 300 milhões especificamente em Pernambuco.
Entre as quatro operadores procuradas pela reportagem do Jornal do Commercio de Pernambuco para falar sobre os investimentos em infraestrutura e as reclamações dos consumidores, somente a TIM não respondeu os questionamentos até o fechamento desta edição.