Agora é definitivo. A Oi voltará a vender aparelhos subsidiados e planos com multa. Antes, o usuário cancelava os serviços a qualquer momento sem pagar multa.Já os celulares eram vendidos sem desconto, ou seja, não eram subsidiados pela operadora, assim como acontece em outras companhias. A empresa agora oferece um mesmo plano com fidelização e uma segunda versão sem permanência mínima, porém os descontos são menores para os clientes que optarem pelo plano sem multa.
O plano “Natal 2011”, por exemplo, foi lançado nesta semana e possui multa de R$ 358 se, em até 12 meses da adesão ao plano, houver, por parte do cliente, cancelamento do plano de voz contratado, migração para um plano inferior ou troca de titularidade.
A multa é proporcional ao período que faltar para completar os 12 meses de permanência mínima, perdendo, ainda, imediatamente, o direito aos benefícios do plano, como descontos em serviços. Estes dados estão no regulamento no site da empresa.
Esta nova fase da operadora é diferente da postura usada pela companhia há alguns anos. Em 2009, a operadora veiculou a campanha “Multa não”, onde dizia que “multar os consumidores era o absurdo dos absurdos”.
“É um absurdo não te tratar bem porque tem uma multa te prendendo. É um absurdo sair de uma operadora e ficar preso em outra. Em respeito a você, a Oi acabou com a multa. Você fica porque gosta, não porque é obrigado. Liberdade total só na Oi”, dizia a locução do vídeo da antiga campanha. (Veja abaixo).
Já o site www.oiliberdadetotal.com.br, que reunia conteúdo sobre portabilidade e fim das multas, agora redireciona para outro domínio com serviços da operadora, como toques e notícias.
Procurada pela Imprensa, a Oi confirma que está revendo a volta ao mercado de aparelhos e de subsídios para os clientes de mais alto valor. “Hoje, quando o consumidor pensa em telefonia móvel, antes de pensar em um plano, ele pensa no aparelho que quer, seja um iPhone, um Samsung Galaxy ou um iPad. Entendemos que a Oi não podia ficar fora desse movimento”, diz em nota oficial Maxim Medvedovsky, Diretor de Segmentos de Varejo da Oi.
Os aparelhos com desconto devem chegar às lojas no primeiro semestre de 2012. “Estamos conversando com os fabricantes, avaliando como será o modelo logístico e o portfólio a ser trabalhado. Vamos selecionar os aparelhos de maior potencial de venda”, diz Medvedovsky.