O Oi Futuro apresenta, a partir do dia 07 de novembro de 2011 para convidados, e do dia seguinte para o público, a exposição “Gabriele Basilico”, com 77 fotografias de grande e médio formato do artista italiano. Nascido em Milão, em 1944, Gabriele Basilico é considerado um dos mais reconhecidos nomes da fotografia na atualidade.
A mostra que faz parte da programação de 2011 do Oi Futuro, com curadoria de Nina Dias e da italiana Paola Chieregato, foi incorporada às comemorações do “Momento Itália-Brasil 2011/2012”, e tem o patrocínio da Oi e o apoio do Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro e da Embaixada da Itália no Brasil.
“A exposição apresenta um conjunto coeso de obras que exploram a fotografia das grandes metrópoles, tema recorrente na obra do artista. A paisagem urbana de Basilico é retratada através de zonas fronteiriças ou periféricas, numa investigação sobre a contínua transformação da imagem da cidade”, informam as curadoras Nina Dias e Paola Chieregato.
Para a mostra no Rio, Basilico passou um período de 11 dias na cidade, em julho, pesquisando e registrando várias regiões da cidade, em projeto especial, a fim de produzir fotografias inéditas que estarão em uma sala especial da exposição. Esta iniciativa faz parte de um programa do Oi Futuro que prevê nos seus projetos o convite a artistas internacionais para criar obras in loco, com intuito de fazer circular obras produzidas no Rio de Janeiro. Assim, o Oi Futuro consolida sua proposta de ser uma instituição que investiga, propõe, patrocina e apresenta novas obras que possam inserir, cada vez mais, o Rio de Janeiro e o Brasil no circuito internacional das artes visuais. Isso tudo sempre a partir de um diálogo positivo com curadores e artistas.
No centro cultural do Flamengo estarão ainda fotografias das séries “Milão Retratos de Fábricas” (1978-1980), onde fotografou a periferia industrial milanesa, tema pouco abordado sobre a paisagem italiana; “Cidades”, “work in progress” que reúne diversas fases da produção do fotógrafo, desde 1984; e fotografias e provas em contato de “Beirute”, realizadas em 1991, no período pós-guerra.
A exposição, panorama da obra do artista, será acompanhada de um livro de cerca de 150 páginas, fartamente ilustrado e comentado pelas curadoras e pelo crítico de arte Paulo Sergio Duarte. O design da publicação está a cargo de Rara Dias.
Oi Futuro
Abertura: 07 de novembro de 2011, às 19h30
Visitação pública: 08 de novembro a 18 de dezembro de 2011
Curadoria: Nina Dias e Paola Chieregato
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi
Produção: MODO Projetos Culturais
Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro 21
De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.
Informações: (21) 31313060
www.oifuturo.org.br