22/12/2024

Recarga Fácil Atinge R$ 100 milhões em Vendas de Recarga


A JCN Sistemas, empresa proprietária dos canais de vendas eletrônicas “Recarga Fácil” e “Recarregue Fácil”, utilizados pelas principais operadoras do País para a comercialização de recarga de celular através do próprio aparelho e pela Internet, registrou em 2011 um movimento da ordem de 7 milhões de recargas vendidas através do seu sistema.

A marca é expressiva para um canal de vendas eletrônicas, considerando-se que 70% dos usuários desse canal mobile pertencem às classes C e D, conforme pesquisa realizada pela Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado.
Ao se computar um tíquete médio de R$ 15,00 nas URAs e R$ 19,00 na Web, em operações provenientes de ambos os canais, o resultado apurado pela JCN é de um movimento financeiro na casa dos 100 milhões, proporcionado pela empresa às operadoras de telefonia celular, ao longo do ano passado ano, e cerca de R$ 160 milhões somando-se últimos três anos.
Até o final de 2010, a base de usuários ativos dos canais da JCN atingiu 1,7 milhões de pessoas. Em 2011, tal indicador subiu para 2,3 milhões. Esta base de clientes ativos representa cerca de 4% dos 177,6 milhões dos usuários de celular pré-pago existentes em todo o Brasil, considerando-se o conjunto das operadoras. 
De acordo com a pesquisa feita pela Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado, realizada a pedido da JCN, 31% dos usuários do canal Recarga Fácil têm renda mensal situada entre R$ 501 e R$1050, enquanto outros 39% recebem entre R$ 1051 e R$ 2.200.
Realizada junto a 297 consumidores de todas as Regiões, a pesquisa mostra também que 53% dos pré-pagos estão em mãos de usuários jovens (entre 18 e 29 anos) e outros 30% têm entre 30 e 39, sendo que a grande maioria (nada menos que 72%) não dispõe de qualquer serviço residencial de TV por assinatura.
De acordo com Frederico Assis, diretor da JCN, um dado surpreendente da pesquisa está na grande aceitação desse público pelas compras por canal eletrônico. “Os dados mostram que 39% desses usuários já realizaram pelo menos uma transação financeira ou compra via Internet e 91% do total declararam preferir a compra da recarga através de canal on-line, obtendo nota média de 9,0 (numa escala de um a dez) sobre a preferência do sistema em relação à recarga física”, comenta Assis.
Pelos dados da Expertise, 46% dos portadores de celular pré-pago valorizam o sistema online por não precisar sair de casa em busca da recarga, enquanto outros 21% pontuam principalmente a possibilidade da recarga a partir de qualquer lugar ou horário.
No universo pesquisado, 22% afirmam como principal vantagem do sistema a compra por cartão de crédito. Em média, confirma o estudo da Expertise, os usuários do Recarga Fácil realizam 8 operações de recarga a cada seis meses e 97% deles apontam níveis de satisfação com notas entre 7 e 10, sem distinção entre as diferentes operadoras.
De posse desses dados de pesquisa e dos números de seus próprios sistemas, a JCN vem conseguindo fortalecer a parceria com as operadoras na realização de campanhas inovadoras voltadas para o portador de celular. Numa delas, a empresa atraiu uma das maiores operadoras do País para uma promoção no canal “Recarregue Fácil”, que distribuía recargas gratuitas para usuários de pré-pago que aceitassem participar de um concurso do tipo “a melhor frase”. 
Nessa campanha os participantes tinham que levar suas próprias frases (e a dos demais concorrentes) para serem votadas em seus perfis nas redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook. “Em poucos dias, obtivemos um resultado viral surpreendente, o que mostra a grande aceitação dos usuários de recarga para as campanhas eletrônicas”, prossegue Assis.
Com o sucesso das vendas de recarga e os dados da Expertise, a JCN iniciou uma “fase dois” em seu plano de negócios, que consiste em atrair parceiros de “cross-selling” interessados em atingir os usuários de pré-pago. Numa parceria com a seguradora australiana QBE, a empresa vendeu, em três meses, um volume superior a 100 mil apólices de seguros de massa via canal Recarga Fácil.
Outra parceria recente é com a empresa IESDE, uma das líderes do País em cursos pela Internet, que está vendendo inscrições em seus cursos através do canal Recarregue Fácil.
A JCN estabeleceu parcerias também com a programação da MTV, visando as vendas de recarga pelo portal da Emissora para o público adolescente.
De acordo com Roberto Liberato, diretor da Expertise Inteligência e Pesquisa de Mercado, o universo de usuários de pré-pago pode abrir boas oportunidades para ações de marketing direto, marketing promocional e marketing de relacionamento, tendo em vista a alta fidelidade desse público com o produto “recarga”.
“Nossas pesquisas indicam que garantir o celular carregado está entre as necessidades mais indispensáveis apontadas por este público”, explica Liberato. Com isto, avalia o especialista, não só os canais utilizados para as operações de recarga se potencializam como fortes pontos de contato, como o próprio ‘objeto de desejo recarga’, aliado ao conforto percebido pelos consumidores no canal da JCN, se habilita como potencial atrativo em campanhas de vendas combinadas ou usando a recarga como recompensa.
Para crescer suas operações num ritmo superior ao próprio crescimento da base de celulares pré-pagos no país, a JCN vem investindo em agressivas campanhas de massa, seja via parcerias, como é o caso da campanha cooperada com a MTV; seja através de iniciativas próprias. Recentemente, a empresa contratou o apresentador do SBT, Celso Portiolli, com grande aceitação pelas camadas C e D, para divulgar seus produtos na grade do SBT; e investiu fortemente em inserções de TV (através dos canais de parabólica) que atingem um total de 15 milhões de famílias.
Sobre o Recarga Fácil
O sistema Recarga Fácil foi desenvolvido e lançado pela JCN em 2008 e já superou 2,5 milhões de transações de negócios beneficiando operadoras, empresas de cartão e usuários de pré-pago. Atualmente, o sistema funciona com os cartões Visa, Mastercard, Hipercard, Fortbrasil, Avista, Sorocred e Aura, oferecendo recargas para usuários TIM e Vivo em todo o território nacional.
A utilização do Recarga Fácil é realmente simples. Usando o próprio celular pré-pago, o usuário acessa o serviço de URA através do telefone *32245 (equivalendo à palavra “*fácil” no teclado alfa-numérico) e adquire a recarga em instantes através de comandos de teclado e com o número do cartão. Todo o sistema de atendimento URA, conexão com as operadoras, conexão com os cartões e validação dos eventos de negócios fica a cargo da própria JCN.
Sobre a JCN Sistemas
A JCN Sistemas é uma empresa de capital nacional com 6 anos de atuação no mercado de Telecom voltada para o desenvolvimento de aplicações mobile. Atualmente explora 3 unidades de negócios: Plataforma Corporativa de SMS; Validação de Eventos; Certificação Digital.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários