A agência, que é responsável por monitorar e determinar regulamentações na área de telecomunicações no Brasil, garantiu que todos os usuários afetados pela falha serão ressarcidos.
A Anatel enviou na ontem (25) uma nota à imprensa com mais detalhes do que planeja fazer acerca do triplo rompimento de fibra, ocorrido na tarde dessa quarta-feira.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que:
* Ontem, 25 de abril, ocorreram problemas em redes de fibras ópticas que resultaram em queda de qualidade e, a partir de 13h, na interrupção dos serviços de Longa Distância, telefonia móvel pré-paga (voz e SMS) e internet nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
* De acordo com informações levantadas pela Anatel até o momento, os eventos ocorreram devido a rompimentos em cabos de fibras ópticas e prejudicaram usuários da Vivo/Telefônica, GVT/Geodex, Tim, Intelig, Oi, Eletronet, Global Crossing/Level 3, Claro, Embratel e Net;
* O problema principal foi o rompimento de fibras no quilômetro 66 da BR-116, no Paraná, entre Quatro Barras e Campina Grande do Sul;
* Foram abertos procedimentos administrativos em face das prestadoras, com vistas à apuração dos fatos e das responsabilidades de cada agente, com vistas à aplicação das sanções cabíveis;
* Os serviços começaram a ser normalizados a partir das 16h30min;
* Os usuários prejudicados serão ressarcidos pelo tempo em que foram privados dos serviços, nos termos da regulamentação da Anatel;
* Em caso de dúvidas ou reclamações, os usuários podem entrar em contato com a Anatel ligue 1331.