É fato que a publicidade é muito importante para as operadoras de telefonia. E nesta última semana uma enxurrada de comerciais foram apresentados na TV.
A Vivo com sua junção a Telefônica preparou uma campanha institucional mostrando os novos nomes para os serviços da companhia. Foram comprados ao todo pela operadora 90 horários nas emissoras Globo, SBT, Record, Band e TV Gazeta. Na TV Fechada a Vivo também comprou 29 horários para exibição nos canais Fox e TNT. A Vivo exibiu 112 comerciais no total. Desses, 2 tiveram duração de 1 minuto e foram exibidos na TV Globo e outros 110 tiveram duração de 30 segundos e foram exibidos em todas as emissoras citadas acima.
A Oi preparou 26 filmes de 15 segundos para divulgar a nova oferta Oi Cartão Ilimitado. Só no domingo (15) foram comprados 26 horários na TV Globo. Além disso no restante da semana foram exibidos 40 comerciais da Oi TV nas emissoras Globo e Band com duração de 30 segundos cada. No total a Oi exibiu 66 comerciais na televisão.
A Claro exibiu ao todo 22 comercias falando sobre o 3GMax e 27 sobre a mudança de nome dos serviços da Embratel. Todos os comerciais da operadora tiveram duração de 30 segundos e foram exibidos de forma aleatória nas emissoras Globo, Record e RedeTV. No total a Claro comprou 49 horários para exibição de comerciais na semana nas emissoras citadas acima.
A TIM comprou ao todo 32 horários nas emissoras SBT, Band, Rede TV, Globo e Rede Vida. 4 comerciais foram direcionados ao novo plano Liberty Controle e os outros 28 divulgaram o plano Infinity Pré.
A GVT não divulgou o número de comerciais comprados ao nosso Portal.
Pra resumir veja quantos comerciais foram exibidos ao todo na TV do dia 15/04 a 21/04:
Vivo – 90 comerciais
Oi – 66 comerciais
Claro – 49 comerciais
TIM – 32 comerciais
O valor investido para exibição das campanhas das teles só são divulgados a cada 3 meses. Assim, a gente ainda não sabe quanto cada operadora gastou pra exibir tanto comercial.
Porém os horários em que esses comerciais foram exibidos variaram bastante e o número de pessoas para o qual foram exibidos também tiveram variação. Por isso o Portal #Minha Operadora criou uma enquete aqui no site com a seguinte pergunta:
De qual operadora você mais viu comercial esta semana na TV?
(50%) |
(25%) |
(8%) |
(16%) |
(0%) |
Como pode ser visto até na nossa pesquisa no site a Vivo provou que seu investimento em campanhas na TV valeu a pena. 50% dos leitores do nosso Portal que participaram da Enquete afirmaram que assistiram a mais comerciais da Vivo na semana. 25% viram mais filmetes da Oi, 16% assistiram mais a campanhas da TIM e 8% da operadora Claro. Ninguém votou na GVT.
Na próxima Enquete queremos saber quais atores se sairam melhor nas campanhas. Na próxima postagem a gente fala mais sobre marketing televisivo. Aguarde…