A operadora brasileira Net apresentou nesta terça, 22, na Cable 2012, o principal evento norte-americano de TV por assinatura, algumas das lições já aprendidas pela empresa com a implementação de sua rede pública de WiFi, disponível a seus assinantes e que em breve deverá também estar acessível a clientes da Claro e da Embratel. Segundo Hugo Ramos, engenheiro responsável pelo projeto e que fez a apresentação na Cable 2012, ao contrário do que as primeiras experiências internacionais constataram, é possível assegurar ao usuários destas redes WiFi parâmetros de qualidade. “Não estamos falando de qualidade do sinal, mas de experiência do usuário”, disse ele. A Net desenvolveu a sua própria metodologia para calcular esses parâmetros de qualidade e descobriu alguns aspectos interessantes. Por exemplo, que para smartphones, a distância entre o usuário e o hotspot não deve ser superior a 140 metros para assegurar o mínimo de qualidade. Essa distância é maior para tablets (215 metros) e mais ainda para notebooks (cerca de 250 metros). “Em muitos casos, o usuário até consegue se conectar à rede mas não navega”, explicou. Para ele, a rede WiFi já é tecnologicamente madura, mas prestar o serviço com qualidade não é tão trivial. “É possível tomar algumas providências para contornar essa queda na qualidade”, disse.
A posição da Net contrasta com a experiência de muitos operadores norte-americanos que alegam que as redes WiFi são redes complementares em que vale a regra do melhor esforço. Ou seja, uma vez colocadas, é difícil controlar a qualidade do serviço dada a quantidade de variáveis que precisam ser gerenciadas. Para a Net, de fato não se tem o mesmo controle das redes de acesso fixas, mas com os parâmetros certos é possível garantir uma boa experiência aos usuários.
A Net não apresentou publicamente seus dados de hotspots nem base de clientes, até porque o serviço ainda não é difundido comercialmente e ainda está em fase de implementação semi-experimental. Segundo apuramos, o plano é chegar ao final do ano com cerca de 5 mil hotspots nos 10 principais mercados da operadora.