A Claro confirmou uma instabilidade ocorrida nessa quarta-feira, 27, entre 8h30 e 14h30, afetando os três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em nota à imprensa, a “milionária” disse que parte de seus clientes nesses estados foi afetada, sem precisar o número exato.
Segundo dados da Anatel para o mês de maio, a empresa – a terceira maior do Brasil com 24,59% de participação no mercado nacional – somava 8,9 milhões de clientes na região, respondendo por 24,27% da base de assinantes da telefonia móvel nos três estados.
O índice faz da Claro a terceira maior do Sul, atrás da Vivo (29,64%) e da líder, TIM (32,82%).
“A Claro pede desculpas pelos transtornos causados e reforça seu compromisso com a qualidade de seu serviço e com seus clientes”, disse a nota, enviada na noite dessa quarta-feira.
Questionada sobre se o problema já foi plenamente resolvido, a operadora não respondeu até o momento da publicação dessa postagem.
A informação da Claro confirma o que foi comentado por leitores do Portal.
Durante a tarde dessa quarta-feira, relatos de falhas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Caxias do Sul e Quaraí), Santa Catarina (Tubarão) e Paraná (Curitiba) chegaram à redação via Twitter e na matéria sobre o incidente.
O único usuário que disse que não tinha problemas identificou-se como sendo de Porto Velho (RO).
Leitores também relataram estar sem o sinal do 3G para dados e também sem serviços de voz. Ligações via VoIP, telefone convencional e celulares de outras operadoras também estavam fora.
Em testes realizados em Porto Alegre, aparelhos da Claro receberam telefonemas, mas não conseguiram fazer ligações para clientes de outras operadoras móveis.