As prestadoras de serviços de telecomunicações investiram 4,7 bilhões de reais no primeiro trimestre de 2012 em ampliação, modernização de infraestrutura e aprimoramento dos serviços. Esse valor representa um crescimento de 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).
Os dados constam do documento “O Desempenho do Setor de Telecomunicações no Brasil – Séries Temporais 1T12”, que traz informações sobre a evolução do setor desde 1998, ano da privatização.
De lá para cá, segundo o relatório, o segmento investiu 255 bilhões de reais incluindo o pagamento pelas outorgas de prestação dos serviços. No ano passado, foram aplicados 21,7 bilhões de reais, o segundo maior da história das telecomunicações.
Os investimentos são para atender o crescimento da demanda pelos serviços de telecom no País, que fechou o primeiro trimestre com 329,2 milhões de assinantes, com aumento de 17,2% em relação a março de 2011.
A banda larga foi o serviço que mais evoluiu percentualmente no Brasil, apresentando um crescimento de 73% no período. No fim do primeiro trimestre de 2012, o País somava 68 milhões de acessos. Hoje, já são mais de 73 milhões de conexões fixas e móveis.
A evolução da banda larga também se deu na cobertura, especialmente pelas redes de terceira geração (3G), que já estão em 2.915 municípios, onde moram 85% da população.