A Claro voltou a ganhar market share no celular, o que não ocorria desde junho de 2011.
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A participação da Claro no total de adições líquidas ficou abaixo dos 20% na maior partes dos meses entre Jul/11 e Abr/12. Em Mai/12 a Claro liderou em adições líquidas do mês com uma participação de 38,1% no total das adições líquidas do mês .
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Este pode ser um sinal de que a Claro está de volta à briga pela liderança no celular no Brasil.
Uma das explicações para o baixo crescimento da Claro neste período é a possibilidade da operadora estar realizando uma limpeza de base. De fato, o churn mensal da operadora cresceu neste período.
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Se a Claro completou no mês de maio a limpeza de sua base de pré-pago e agora está pronta para crescer o mesmo parece não ter ocorrido ainda no pós-pago. A operadora apresentou adições líquidas negativas (-82 mil) neste segmento.
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Outro sinal de que a Claro está arrumando a casa foi a revisão feita em sua base de dispositivos 3G, que a levou a liderança em banda larga móvel no Brasil.
Seja como for, conquistar a liderança em adições líquidas nos próximos meses pode ser mais difícil do que foi em maio.
A Claro foi a única operadora a ter adições líquidas em maio superiores às dos meses anteriores de 2012. As adições líquidas de Vivo e TIM em maio foram as menores do ano.
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Fonte: Anatel