Além do Ministério das Comunicações, Anatel também está monitorando a TIM e pode tomar medidas
A área técnica da Anatel está analisando a situação da qualidade dos serviços da operadora TIM Participações e pode anunciar punições na semana que vem, segundo informaram nesta sexta-feira (13). A operadora teria de contornar os problemas nas redes de serviços que a levaram a dar um salto no volume de reclamações registradas.
A decisão de punir ou não a empresa depende do que a área técnica da Anatel concluir. As penalidades poderiam ir de um compromisso para aumentar a qualidade a uma multa, chegando, no limite, à suspensão de novas vendas.
Segundo a agência, as punições não serão “nem brandas, nem drásticas”. Estaria sendo cogitada a suspensão temporária apenas dos planos promocionais, a aplicação de multa e a exigência de execução de plano de investimento para reforçar a infraestrutura de rede.
A Anatel identificou alta expressiva de reclamações sobre a qualidade do serviço da TIM nos últimos meses. Problemas como site em constante inoperância, sistema de atendimento demorado e problemas em chamadas e acesso a internet estão sendo vistos com mais rigor. Desde o início da semana, a agência tem mobilizado técnicos para fechar diagnóstico de falhas no serviço de telefonia celular da operadora. Estima-se que as reclamações de usuários, relacionadas à queda de ligações, seja quatro vezes maior que a registrada pelas concorrentes em algumas regiões. Além disso, foi a primeira vez que um órgão Federal se envolveu no caso da operadora. O que deixou a agência preocupada, visto que querendo ou não, ela tem de dar satisfações ao Ministério das Comunicações. É, parece que a situação da Telecom Italia no Brasil não está fácil e não podemos negar que pode piorar.