A Anatel parou de divulgar as informações de atendimento de metas de qualidade em abril, o que inviabilizou a análise deste indicador para o 2T12.
Metas de Qualidade Atendidas | ||||||
– | 1T11 | 2T11 | 3T11 | 4T11 | 1T12 | Abr/12 |
Vivo | 99,7% | 100% | 99,4% | 98,7% | 99,9% | 99,7% |
TIM | 99,8% | 99,9% | 99,9% | 99,8% | 98,6% | 100% |
Oi | 74,2% | 91,4% | 86,9% | 88,9% | 92,4% | 89,4% |
Claro | 97,0% | 95,5% | 92,8% | 83,3% | 79,8% | 84,5% |
Em julho a Anatel adotou novos critérios de qualidade para punir TIM, Claro e Oi com a suspensão das vendas de celulares. Com a volta das vendas, ocorrida em 3/08 a Anatel anunciou que pretende fazer um monitoramento trimestral por Unidade da Federação dos seguintes indicadores.
Parâmetros de Rede:
- Taxa de acesso a rede de voz e dados;
- Taxa de queda de chamadas de voz e conexão de dados;
- Congestionamento em Rotas de longa distância;
- Níveis de bloqueio e de quedas de chamadas, por município.
Atendimento:
- Taxa de Reclamação na Prestadora;
- Taxa de reclamação dos usuários na Anatel com ênfase nos motivos relacionados a qualidade da rede.
Interrupções do Serviço Celular:
- Índice de interrupções, levando-se em consideração seu quantitativo, duração média e causas.
- Nos municípios com população acima de 300 mil habitantes – Monitoramento antena por antena.