A Mozilla Foundation mostrou um protótipo de um smartphone equipado com seu sistema operacional móvel, o Firefox OS. Não espere um concorrente do Galaxy S III ou iPhone 4S: trata-se de um aparelho bem mais modesto, cujo objetivo é entregar ao consumidor “os recursos de um smartphone, com o preço de um telefone comum”.
Não havia detalhes muitos técnicos: o aparelho é baseado em um processador Qualcomm Snapdragon não identificado (dado o objetivo de baixo custo, muito provavelmente um modelo da família S1), com uma tela de cerca de 3.5 polegadas e, como em todo smartphone moderno, uma câmera digital. O sistema operacional é baseado no navegador Firefox e absolutamente tudo, da interface gráfica aos aplicativos, é escrito usando tecnologias web como HTML5, JavaScript e CSS.
Isso não significa que o sistema é limitado em termos de aplicativos que podem ser desenvolvidos. Graças às APIs (interfaces de programação) oferecidas pelo sistema, é possível criar desde apps que acessam o hardware (como a câmera) até jogos sofisticados com gráficos em 2D ou 3D, usando tecnologias como Canvas ou WebGL.
O sistema estava em estágio bastante preliminar, e alguns aplicativos (como a câmera e alguns jogos) não funcionavam. Mas foi possível ter uma idéia do comportamento geral, que é bastante similar ao de um aparelho com Android, com uma tela inicial com ícones para os apps instalados e uma dock para acesso rápido aos seus apps favoritos. A velocidade de resposta aos toques na tela foi satisfatória.
O Brasil será o primeiro país a receber aparelhos com o Firefox OS, com lançamento programado para o primeiro trimestre de 2013 na operadora Vivo, dentro de uma parceria global da Mozilla Foundation com a Vivo/Telefônica. Segundo a Mozilla, os primeiros fabricantes a adotar o novo sistema serão a Alcatel e ZTE.