O Target Group Index, do Ibope, realizou uma pesquisa em todo País para traçar o perfil dos usuários de smartphone. A primeira conclusão é o número limitado deles, apesar da crescente procura pelo aparelho. O levantamento revelou que 84% dos habitantes de 11 regiões metropolitanas do Brasil possuem celular, mas apenas 16% são smartphones.
Dentro deste seleto grupo o cenário é diferente, já que 14% dos entrevistados afirmaram ter mais de um aparelho. Em relação à conectividade, 80% dos aparelhos acessam a internet por meio de Wi-Fi, e entre os que utilizam 3G, 53% optaram pelo plano pré-pago e 47%, pós-pago. Ao todo foram questionadas 4.600 pessoas com 18 anos ou mais de idade sobre o hábito de usar internet no celular, no período de 25 de abril a 2 de maio de 2012.
Os dados qualitativos revelam hábitos curiosos dos consumidores brasileiros. Quando perguntados sobre em que situações costuma acessar a web pelo smartphone, 84% afirmam que o fazem enquanto aguardam algum tipo de atendimento, 59% acessam no carro (como carona) e 58% no transporte público.
E mesmo os momentos em que o uso do aparelho não parece ser recomendado ou oportuno, ele está à mão dos usuários. 42% das pessoas utilizam smartphones na hora do trabalho, 38% no banheiro e 28% durante as conversas com amigos. E o que fazem tais usuários na rede? 87% acessam e-mails, 77% visitam redes sociais, 40% escutam música, 29% assistem a vídeos e 25% jogam games.
Já quando o objetivo é ficar informado, 79% utilizam sites de busca, 52% os de notícias, 46% procuram por mapas, 38% pelo internet banking e 34% acessam a previsão do tempo.