Depois de TIM, Claro e Oi, a próxima empresa de telefonia móvel a ser investigada pela Anatel pode ser a Nextel. Pelo menos seria isso o que acontecerá, se depender de uma enorme mobilização de usuários insatisfeitos com a companhia no Facebook.
Quem iniciou a campanha foi o usuário Júnior G. Padovani, que publicou em seu mural uma imagem com os dizeres “Nextel também merece ser analisada, multada e convocada a melhorar! Precisamos chegar aos cinco mil compartilhamentos para analisarem o caso. Compartilhem”.
A repercussão foi tanta que o número de compartilhamentos já é mais do que seis vezes maior do que o pedido pelo rapaz. Até o momento, quase 30 mil pessoas já repostaram a imagem da campanha em seus perfis na rede social, desde o último dia 22.
No site Reclame Aqui, famoso portal brasileiro utilizado para denunciar problemas de clientes com empresas, a Nextel coleciona críticas de seus usuários. A tele móvel tem cerca de 16 mil reclamações e avaliações negativas na página. A Assessoria de Imprensa da Nextel costuma enviar respostas para as reclamações feitas no site, porém os consumidores não parecem muito satisfeitos com este tipo de contato. Inclusive, o modo com a empresa se relaciona com os clientes é um dos principais alvos dos protestos do público.
Apesar disso, segundo o Procon, a Nextel é somente a quinta operadora de telefonia em número de denúncias, atrás de TIM, Oi, Claro e Vivo, na ordem. Mas também não é pra menos, a Nextel tem bem menos clientes do que essas outras.
Confira as principais reclamações sobre a Nextel
Dificuldades no cancelamento: Poucos casos têm tanta repercussão no Reclame Aqui quanto o serviço de atendimento ao consumidor da empresa. Criticas à postura dos atendentes e reclamações sobre as dificuldades para cancelar contas, além de cobranças indevidas estão entre as mais comuns.
Uma cliente, identificada como Isadora, por exemplo, alega estar tentando devolver aparelhos de seu consultório desde maio e até agora não obteve nenhum resultado. Ela garante ter entrado em contato por telefone e até pessoalmente, em lojas da empresa, mas não conseguiu cancelar o serviço.
Internet Ruim: Acessar a internet nos aparelhos Nextel, segundo algumas reclamações, também não é fácil. Os usuários dizem que pagam muito por um serviço que funciona pouco. Recentemente, porém, a companhia explicou que “está trabalhando” na evolução da tecnologia 3G para garantir a melhor experiência ao consumidor e destacou que o fará dentro do prazo da Anatel.
“Olá, assino um plano de Internet da Nextel, gasto quase R$ 80 por mês, minha Internet não funciona e eles só dizem que vão implantar a rede 3G, que isso vai melhorar e nunca melhora”, cobrou um usuário, dizendo que sequer consegue cancelar o serviço porque a Nextel alega que isso seria quebra de contrato e ele teria que pagar uma multa.
Sinal inconstante: Um problema que tira os usuários da companhia do sério é o sinal de telefonia. Boa parte do público da empresa reclama que não consegue falar em diversas regiões. Isso acontece de duas maneiras: queda de serviço em determinados dias ou falta de cobertura em alguns locais.
Há também àqueles que sequer conseguem se conectar. Uma das pessoas explica que espera há dois anos pela conexão. “De fevereiro de 2010 até a data de 15/08/2012, não tenho sinal da operadora de rádio e telefonia Nextel. Após inúmeras reclamações, ouvi respostas de atendentes de que a rede 3G seria estabelecida e isso seria normalizado. Estou no aguardo, mas até agora nada”, criticou.
E você, é cliente Nextel? Concorda com as reclamações e têm problemas como os citados ou está satisfeito com a empresa? Conte para a gente nos comentários!