A Vivo informou que será responsável por atualizar a infraestrutura de rede IP do Grupo Pão de Açúcar. O objetivo é “aprimorar a experiência de compra do consumidor nas lojas, através de interação digital, promover maior agilidade na comunicação e colaboração entre funcionários a longa distância”.
A nova infraestrutura, que já começou a ser implementada na sede da empresa será finalizada até o final de 2013 em todas as 626 lojas de Pão de Açúcar, Extra (hiper, super e minimercado) e Assaí no Brasil. A rede suportará novas aplicações, como videoconferência, quiosques multimídia, treinamento a distância e aplicativos para o consumidor utilizar nas lojas através de seu celular.
Outros serviços como quiosques multimídia e treinamento a distância também poderão ser oferecidos a partir da rede IP, como reuniões virtuais para promover maior colaboração e integração entre os 150 mil funcionários do Grupo, espalhados em cerca de 700 locais diferentes no País. “Além de reduzir custos com viagens, o objetivo é otimizar nossos recursos de comunicação. O aumento dos recursos de colaboração irão permitir mais agilidade na tomada de decisões”, diz Ney Santos, CIO do Grupo Pão de Açúcar.
A rede IP do Grupo Pão de Açúcar permitirá a integração de mais de 30 mil ramais de voz espalhados em quase 700 localidades, que funcionarão com a tecnologia VoIP, voz sobre IP, plataforma que é cada vez mais empregada como alternativa ao sistema tradicional de telefonia fixa. A plataforma de telefonia IP escolhida é da Cisco.
O contrato representa uma nova fase no relacionamento com o cliente, estabelecendo um modelo de parceria baseado na confiança mútua e com visão de longo prazo. “Trata-se da instalação de uma das maiores redes IP do país. A dimensão do projeto mostra quanto o cliente aposta em nossa capacidade de oferecer soluções convergentes de TI e telecom”, afirma Maurício Azevedo, diretor executivo do Segmento Corporativo da Vivo.
Além da infraestrutura da rede corporativa, o contrato com a Telefônica abrange outros serviços. Entre eles, destaca-se a gestão proativa da rede corporativa, incluindo monitoramento e ações preventivas com alarmes automáticos, caso seja detectado algum problema no tráfego de voz e dados entre a matriz, escritórios e as lojas do grupo.
O Segmento Corporativo da operadora será responsável pelo outsourcing total da rede corporativo do Grupo, incluindo gestão proativa, plataforma de call center, sistema de tarifação e gestão de contas, manutenção e suporte com técnicos no site do cliente e toda a plataforma de voz e dados.