Passava do meio-dia de ontem (07), feriado da Independência do Brasil, quando Corumbá ficou isolada, sem acesso à internet e sem sinal para os telefones móveis de todas as operadores. Interurbanos pelo telefone fixo também não puderam ser realizados. Apenas ligações locais eram feitas. O problema prosseguiu na manhã de hoje (08) e sem acesso à internet, vários serviços deixaram de ser prestados, os principais eram a comunicação entre empresas e o pagamento de contas.
Em uma loja especializada no recebimento de contas, depósitos e saques, na área comercial de Corumbá, a procura de clientes para a quitação de débitos foi grande. “Toda hora chega um cliente e temos que explicar que estamos sem sistema. Recebemos contas apenas de luz, água e de uma operadora de celular, os demais, como boletos bancários, saques e depósitos, não realizamos. Não pude nem pedir para aguardarem, pois não tinha certeza de quando o sistema voltaria”, disse a empresária Fátima Cavalcante.
O problema também atingiu Ladário, cidade distante 6 quilômetros de Corumbá. Ana Jorgina Santos, de 59 anos, não conseguiu pagar contas e decidiu então tentar o procedimento em Corumbá. “Meu pagamento saiu, consegui realizar o saque em Ladário, no Banco do Brasil, porém, não consegui realizar o pagamento de minhas contas e decidi vir para Corumbá, pois pensei que aqui o sistema estaria normal. Mas não foi o que aconteceu. Três boletos estão vencendo e terei que pagar multa e as tarifas por pagar atrasado”, disse insatisfeita.
Na manhã deste sábado, as lotéricas estavam funcionando normalmente, realizando saques e depósitos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, além de todos os pagamentos e recargas de celulares.
De acordo com os agentes operacionais da Oi, uma queimada, na região próxima ao Distrito de Albuquerque, na manhã de ontem, afetou as torres de telecomunicações que transmitem sinais para Corumbá. Os sinais foram se restabelecendo somente no final da manhã de hoje.