E lá vamos nós desvendar o 8º mistério do #Fato ou Mito:
“A história do celular esquecido no carro já é clássica. O ruim é quando ele é esquecido lá por muito tempo naquele dia de um sol muito forte, em cima do console ou dentro do porta-luvas. Um celular quente parece ruim, certo? E será mesmo? A exposição ao sol ou calor prejudica o aparelho?”
(Marcos Fragoso de Umbuzeiro – PB)
– Celular no sol pode fritar?
Amigo Marcos, fomos atrás de mais esta dúvida e a resposta foi simples. É FATO que um celular exposto muito tempo ao sol pode se danificar. Quem nos esclarece isso é Thiago Raposo, engenheiro e especialista em telecomunicações da Samsung. Segundo ele, o grande problema é a temperatura. “Os componentes do celular têm vida útil finita. Se expostos a muito calor, essa duração cai drasticamente”.
Em casos de esquecer o celular no console de um carro fechado, por exemplo, onde a temperatura pode chegar a 60º C, “o tempo de exposição pode estragar alguns componentes na hora. Como os ligados à tela, que são muito sensíveis. Além da bateria, que perde a autonomia”.
Thiago recomenda: “Tente evitar esta exposição, principalmente quando estiver no carro! Verifique se ele não está diretamente exposto à luz solar. Em casa, tente deixá-lo em locais arejados, longe de aparelhos elétricos que dissipam calor”.
A não ser que seu aparelho seja um daquelas novidades mundiais da Samsung em que a luz do sol recarrega a bateria.
Quer mandar sua dúvida também? Fique à vontade. Vá até o menu #Fato ou Mito e pergunte pra gente. Até o próximo domingo!
O #Fato ou Mito de hoje teve o apoio de Samsung Brasil.