O Brasil terminou julho de 2012 com 47,5 milhões de celulares pós-pagos, quantidade superior ao de telefones fixos no país (43,4 milhões) e ao total de celulares de países como Austrália, Canadá, Chile, Colômbia e Venezuela.
O pós-pago cresceu 7,7% nos sete primeiros meses de 2012, mais que o pré-pago (5,4%).
A Oi liderou este crescimento com adições líquidas de 1,3 milhões, superando a Vivo (1,2 milhões).
Com este resultado, a Oi recuperou parte do market share perdido neste segmento nos últimos dois anos. A meta da operadora é atingir um market share de 25% em 2015. A Vivo manteve o seu market share em 36,6%.
A TIM apresentou pequeno ganho de market share e a Claro foi a única das quatro operadoras a perder market share. Seu pior desempenho ocorreu na Região I onde apresentou adições líquidas negativas nos primeiros sete meses de 2012 em estados como Rio de Janeiro (-42 mil), Minas Gerais (-40 mil) e Bahia (-30 mil).
A Vivo é líder em pós-pago em 15 das 27 Unidades da Federação, perdendo esta posição nos estados do Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia, Maranhão e nos 6 estados do Nordeste , onde entrou mais recentemente em operação. 3G, cobertura e qualidade tem sido os diferenciais que tem levado a Vivo a liderar o crescimento neste segmento.
Líderes em Pós-pago em cada UF