21/11/2024

TV paga cresce 1,84% em setembro

Com 277,6 mil adições líquidas, o Brasil fechou setembro de 2012 com mais de 15,4 milhões de domicílios com TV por Assinatura. O crescimento representa uma evolução de 1,84% em relação a agosto de 2012 e de 29,5% em comparação com setembro de 2011. Entre setembro de 2011 e setembro de 2012, foram registradas mais de 3,5 milhões de novas assinaturas. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, os Serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 50,8 milhões de brasileiros.

O número de domicílios que possuem os Serviços de TV por Assinatura se aproxima muito do número de assinaturas, o que corresponde a uma penetração aproximada de 25,9 de cada 100 domicílios do país.
Crescimento da TV por Assinatura

AnoTotal de assinaturasDe janeiro a dezembroCrescimento anual
(%)
Crescimento absoluto
no mês de setembro
Crescimento percentual
no mês de setembro
20075.348.571765.44616,70%60.6311,18%
20086.320.852972.28118,18%94.6761,57%
20097.473.4761.152.62418,24%85.0861,21%
20109.768.9932.295.51730,72%224.7492,54%
201112.744.0252.975.03230,45%258.5192,22%
201215.399.435277.5881,84%
Crescimento da TV por Assinatura

Tecnologia

Os Serviços de TV por Assinatura são prestados com a utilização de diferentes tecnologias: por meios físicos confinados (Serviço de TV a Cabo – TVC), mediante utilização do espectro radioelétrico em micro-ondas (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal – MMDS) e na faixa de UHF (Serviço Especial de Televisão por Assinatura – TVA), e ainda por satélite (Serviço de Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura Via Satélite – DTH).

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59,48% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,46% dos assinantes. Em setembro de 2011, os serviços DTH representavam 52,74% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 45,09% de market share. Em setembro de 2012, o DTH, com a adição de 231,6 mil assinantes, cresceu 2,6%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de quase 53,2 mil novas assinaturas – crescimento de 0,9% em setembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 6,9 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 4,1% de sua base.
Crescimento por tecnologia
A Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011, estabelece que o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) é o serviço de telecomunicações de interesse coletivo, prestado no regime privado, cuja recepção é condicionada à contratação remunerada por assinantes e destinado à distribuição de conteúdos audiovisuais na forma de pacotes, de canais de programação nas modalidades avulsa de programação e avulsa de conteúdo programado e de canais de programação de distribuição obrigatória, por meio de tecnologias, processos, meios eletrônicos e protocolos de comunicação quaisquer, podendo o SeAC ser prestado através de qualquer tecnologia, inclusive TVC, MMDS, TVA e DTH.

Assinaturas por Tecnologia

TecnologiaSegundo trimestre (2011)Terceiro trimestre (2011)Quarto trimestre (2011)Primeiro trimestre (2012)Segundo trimestre (2012)Terceiro trimestre (2012)Variação
Segundo trimestre (2012) / Terceiro trimestre (2012)
MMDS275.587258.180240.562217.729189.658163.895-25.763
TVC5.212.5285.360.2865.518.1275.714.9575.893.4476.074.535181.088
DTH5.619.3866.269.6346.984.8107.738.8808.448.5299.157.412708.883
TVA5185275263.8413.5493.59344
Total11.108.01911.888.62712.744.02513.675.40714.535.18315.399.435864.252

Regiões e Unidades da Federação

Enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,5 milhões de novas assinaturas registradas entre setembro de 2011 e setembro de 2012, mais de 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.

Número de assinaturas por região (setembro de 2011 e setembro de 2012)

RegiãoSetembro (2011)Setembro (2012)Crescimento (%)Variação
Nordeste1.312.0411.818.16338,60%506.122
Norte456.794650.69542,40%193.901
Centro-Oeste718.5941.009.34540,50%290.751
Sudeste7.675.9459.671.83726,00%1.995.892
Sul1.725.2532.249.39530,40%524.142
Brasil11.888.62715.399.43529,53%3.510.808

Com relação aos serviços ofertados por Unidade da Federação em setembro de 2012, destaca-se o estado de São Paulo, com 6 milhões de assinaturas.

Número de assinaturas por Unidade da Federação (setembro de 2011 e setembro de 2012)

UFSetembro/2011Setembro/2012Crescimento (%)Variação
Acre16.23624.33049,85%8.094
Alagoas80.55398.98222,88%18.429
Amapá27.78333.05018,96%5.267
Amazonas185.981248.86833,81%62.887
Bahia400.425559.47839,72%159.053
Ceará215.125285.22832,59%70.103
Distrito Federal295.658388.90431,54%93.246
Espírito Santo163.274217.32833,11%54.054
Goiás224.609318.04641,60%93.437
Maranhão101.269129.20227,58%27.933
Mato Grosso93.532150.76961,20%57.237
Mato Grosso do Sul104.795151.62644,69%46.831
Minas Gerais984.0091.256.91627,73%272.907
Pará142.589224.88657,72%82.297
Paraíba92.976123.94633,31%30.970
Paraná525.144717.03536,54%191.891
Pernambuco200.056314.82557,37%114.769
Piauí41.34462.83551,98%21.491
Rio de Janeiro1.714.7032.186.18427,50%471.481
Rio Grande do Norte125.173170.92336,55%45.750
Rio Grande do Sul779.072996.87227,96%217.800
Rondônia43.42259.92638,01%16.504
Roraima20.03225.02224,91%4.990
Santa Catarina421.037535.48827,18%114.451
São Paulo4.813.9596.011.40924,87%1.197.450
Sergipe55.12072.74431,97%17.624
Tocantins20.75134.61366,80%13.862
Brasil11.888.62715.399.43529,53%3.510.808

Penetração dos Serviços de TV por Assinatura

Em setembro de 2012, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 25,9% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Agência3. Apesar do crescimento observado nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 37,1% dos domicílios.
Densidade por Região
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.

Densidade dos Serviços de TV por Assinatura por Unidade da Federação

Unidade da
Federação
Setembro 2011Setembro 2012Crescimento
percentual
Acre8,4912,5047,30%
Alagoas8,8811,1025,02%
Amapá17,5421,0019,73%
Amazonas20,9129,7042,02%
Bahia9,1112,6038,32%
Ceará8,8611,6030,98%
Distrito Federal36,7847,7029,68%
Espírito Santo14,7719,5032,02%
Goiás11,7916,5040,01%
Maranhão5,847,8033,62%
Mato Grosso9,5215,6063,91%
Mato Grosso do Sul13,7019,6043,09%
Minas Gerais15,4219,5026,48%
Pará7,0611,9068,62%
Paraíba8,3811,1032,41%
Paraná14,9720,9039,57%
Pernambuco7,6011,9056,64%
Piauí4,587,1055,01%
Rio de Janeiro31,0540,7031,06%
Rio Grande do Norte13,4818,2035,03%
Rio Grande do Sul21,2127,0027,30%
Rondônia9,5013,0036,80%
Roraima16,1021,4032,89%
Santa Catarina20,7726,2026,13%
São Paulo35,7845,8027,99%
Sergipe8,9512,0034,09%
Tocantins5,289,0070,52%
Brasil19,8025,9030,81%
Densidade por Unidade da Federação

Competição

Confira a seguir a participação de mercado dos principais grupos econômicos prestadores dos serviços de TV por Assinatura.


Participação de mercado

Grupo Econômico20102011Primeiro trimestre (2012)Segundo trimestre (2012)Agosto (2012)Terceiro trimestre (2012)
NET/Embratel5.338.1516.997.3827.452.6597.824.4388.051.5028.167.899
SKY/Directv2.552.0393.796.6144.138.2154.475.8374.684.3784.771.011
Vivo/Telefonica486.292545.824530.121496.429623.925615.166
Oi402.062351.183395.574486.539566.479603.471
GVT032.136127.218219.896308.556351.408
Algar81.22993.98498.152104.937107.516108.994
ViaCabo84.07596.64699.338101.067102.763104.032
Subtotal:9.109.59012.075.33913.002.94113.872.14214.458.37814.722.251
Demais Grupos659.403668.686672.466663.041663.469677.184
Total Geral:9.768.99312.744.02513.675.40714.535.18315.121.84715.399.435
Participação de mercado
Os grupos econômicos são compostos por várias operadoras que atuam em diversas áreas com várias tecnologias. O grupo NET/Embratel é formado pelas operadoras do grupo NET Serviços (TV a Cabo e MMDS) e Claro TV (DTH). Por sua vez, o grupo SKY/DIRECTV é o formado pelo conjunto de operadoras do grupo ITSA (TV Filme / MAIS TV – MMDS) e SKY (DTH).

Mercado de TV por Assinatura – market share por Unidade da Federação (setembro de 2012)

UF1.º Lugar2.º Lugar3.º Lugar4.º Lugar5.º Lugar
ACClaro (53,61%)Sky (40,81%)Oi (4,73%)Nossatv (0,85%)Não há
ALNet (39,23%)Sky (28,44%)Claro (21,47%)Oi (4,27%)GVT (3,43%)
AMSky (39,3%)Net (32,51%)Claro (25,23%)Oi (2,04%)Acom (0,53%)
APClaro (53,98%)Sky (43,49%)Oi (2,17%)Nossatv (0,36%)Não há
BASky (48,81%)Claro (33,79%)Oi (6,34%)Tv Cidade (4,69%)GVT (3,83%)
CESky (43,78%)Claro (22,25%)Jangadeiro (19,24%)GVT (6,74%)Oi (6,56%)
DFNet (47,31%)Sky (32,21%)Claro (9,18%)GVT (7,79%)Oi (3,12%)
ESSky (34,52%)Net (23,35%)Claro (14,7%)RCA TV (8,85%)GVT (8,23%)
GOSky (39,51%)Net (26,98%)Claro (19,78%)GVT (6,77%)Oi (5,17%)
MASky (40,3%)Claro (33,71%)Tv Nordeste (15,64%)Oi (6,1%)Acom (3,56%)
MGSky (36,66%)Net (22,9%)Claro (14,3%)Oi (9,26%)Algar (6,95%)
MSSky (33,68%)Net (31,13%)Claro (26,1%)Viacabo (4,87%)Oi (2,28%)
MTClaro (44,8%)Sky (41,53%)Tv Cidade (4,53%)Viacabo (3,01%)Oi (2,84%)
PAClaro (46,93%)Sky (46,22%)Orm Cabo (3,33%)Oi (2,99%)Nossatv (0,52%)
PBNet (38,35%)Sky (27,14%)Claro (24,84%)GVT (4,6%)Oi (2,67%)
PESky (47,5%)Claro (30,64%)GVT (7,51%)Oi (5,11%)Tv Cidade (4,48%)
PISky (51,58%)Claro (43,25%)Oi (3,37%)Acom (1,31%)Nossatv (0,48%)
PRNet (38,33%)Sky (23,9%)Claro (12,97%)GVT (9,31%)Oi (8,83%)
RJSky (36,13%)Net (28,69%)Claro (18,35%)Oi (8,28%)Vivo (1,59%)
RNClaro (32,25%)Cabo Serviços (25,72%)Sky (23,77%)Sistema Oeste (10,23%)Sidys (3,87%)
ROClaro (45,93%)Sky (36,09%)Viacabo (13,14%)Oi (3,47%)Gurgacz (0,7%)
RRSky (49,29%)Claro (47,07%)Oi (3,37%)Nossatv (0,26%)Não há
RSNet (41,91%)Sky (31,43%)Claro (14,4%)Oi (4,7%)GVT (3,63%)
SCNet (32,93%)Sky (24,63%)Claro (20,54%)Oi (6,59%)GVT (3,44%)
SESky (45,67%)Claro (24,76%)Tv Cidade (15,47%)Oi (7,06%)Teleserv (3,31%)
SPNet (48,46%)Sky (23,57%)Claro (15,97%)Vivo (9,22%)GVT (0,75%)
TOSky (57,07%)Claro (39,53%)Oi (2,77%)Nossatv (0,63%)Não há
BrasilNet (34,06%)Sky (30,98%)Claro (18,98%)Vivo (3,99%)Oi (3,92%)
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