As operadoras de TV por assinatura praticamente mantiveram a toada de crescimento que vinham tendo nos últimos meses durante os 30 dias de outubro, segundo dados divulgados pela Anatel. Mas alguns fatos relevantes merecem ser destacados.
O mais importante é que a Oi assumiu a terceira posição entre as maiores operadoras de TV por assinatura do Brasil (ou quarto lugar, se a Claro TV for considerada separadamente da Net Serviços). A Oi chegou a outubro com 651,4 mil assinantes (crescimento de 8%), desbancando a Vivo da terceira posição, que caiu para 606,7 mil clientes de TV paga e segue perdendo base.
A GVT, que vinha sendo a operadora mais agressiva, está desacelerando. Cresceu cerca de 10% no mês, contra 13% no mês anterior, e fechou outubro com uma base de 386,2 mil clientes.
A Sky é a operadora que mais cresce em números absolutos (mais de 100 mil clientes no mês, ou 2,1%) e chegou a outubro com 4,873 milhões de clientes. Aos poucos, ela se aproxima da Net Serviços, que tem 5,294 milhões de assinantes de cabo. Já a Claro TV, que opera em DTH, registrou 2,994 milhões de clientes em outubro, o que leva o grupo Net/Claro a uma base de 8,289 milhões de assinantes, um crescimento de 1,4%.
A Viacabo chegou a 105,3 mil clientes e a Algar Telecom, a 110,9 mil assinantes. As demais operadoras fecharam outubro com 677 mil assinantes, uma leve queda em relação ao número de clientes registrado em setembro.