Você sabe o que é o termo APN? Ele significa “Access Point Name” (Nome do Ponto de Acesso, em tradução livre) e corresponde ao endereço que permite o acesso à internet através do seu celular, ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel que aceite os serviços de telefonia por parte de alguma operadora, como TIM e Oi.
Para que você possa usar o seu smartphone Android com mais liberdade, o #Minha Operadora vai ensinar a configurar as APNs existentes e a adicionar padrões novos. Com isso, é possível utilizar o chip de diferentes operadoras e continuar se conectando à internet sem nenhum tipo de problema, pois haverá mais de um endereço disponível para uso.
Em primeiro lugar, você precisa acessar a área de “Configurações” (Settings) e depois tocar na opção “Mais” (More), como mostra a imagem abaixo.
Em seguida, acesse a divisão de “Ponto de Acesso”, que é onde estão guardadas as APNs usadas por você. Depois disso, basta tocar no botão representado por três pontos (no canto inferior direito da tela), escolher a opção “Nova APN” e adicionar as informações necessárias.
Se você quiser editar algum ponto de acesso já existente, apenas toque nele e todos os dados estarão disponíveis para alteração.
Lista de Pontos de Acesso
Como você já sabe, cada operadora tem uma APN, nome de usuário e senha diferentes. Para facilitar o seu trabalho, confira uma lista abaixo com as informações que você vai precisar utilizar, lembrando que foram usadas as quatro maiores companhias brasileiras do ramo.
Claro
Ponto de acesso (APN): claro.com.br
Nome de usuário: claro
Senha: claro
Oi
Ponto de acesso (APN): gprs.oi.com.br
Nome de usuário: oi
Senha: oi
TIM
Ponto de acesso (APN): tim.br
Nome de usuário: tim
Senha: tim
Vivo
Ponto de acesso (APN): zap.vivo.com.br
Nome de usuário: vivo
Senha: vivo