A Optimus é uma operadora portuguesa e começou com o prefixo 0933, mudando, um ano depois, para 93. Em 2000, passou a disponibilizar informações e serviços sobre o Campeonato Europeu de futebol. Constituída no final de 1997 como Optimus Telecomunicações, SA, a operadora detida a 100% pela Sonaecom iniciou a atividade no sistema GSM em 15 de setembro de 1998, juntando-se à TMN (da PT) e à Telecel (hoje Vodafone).
Em 2004 a Optimus muda a imagem, trocando o azul pelo laranja. No início de 2008 é lançada a nova imagem da empresa, sendo abandonado o boomerang (usado durante dez anos).
É a vez do magma para transmitir o conceito de “organismo vivo, moderno e facilmente moldável” com a assinatura “De que é que precisas?”
Meses mais tarde foi lançado o tarifário TAG. Em 2010, a Optimus funde-se com a Clix. Entra na era 3G, comunicada através da assinatura “Segue o que sentes.”
Até à chegada do 4G foi um pulo, seguindo-se “O que nos liga é Optimus”, em que o mote dos Beatles All Together Now ganha protagonismo.
A publicidade foi acompanhando todas estas fases, na sua maioria com a criatividade da BBDO e, mais recentemente, com a Euro RSCG (hoje Havas Worldwide).
Aqui ficam alguns dos principais anúncios da Optimus e muitos deles conquistaram prémios:
1 – Anúncio do primeiro aniversário da Optimus em que é destacado o som mais nítido.
2 – Um dos primeiros natais da Optimus. Simples.
3 – “Falar assim é Optimus”, para o cartão recarregável Boomerang.
4 – Anúncio institucional com assinatura “Segue o que sentes”.
5 – Na era 3G, surge o anúncio “Baleia”, criado pela agência BBDO e produzido pela Krypton.
6 – Estávamos em 2010, na era do magma e da assinatura “De que é que precisas”.
7 – “Um mundo assim Optimus” é o mote do anúncio Sofá, que pretende comunicar as mensagens escritas.
8 – “Optimus Zone. Revoluciona os teus sentidos” pretende comunicar Internet no telemóvel (2003).
9 – Outro anúncio da era 3G: “Romeu e Julieta”, realizado por Marco Martins e filmado na Índia.
10 – Anúncio para comunicar a fusão da Clix com a Optimus, em que as pessoas assumem o comportamento de vários animais.
11 -“Golfinhos no Tejo”, filmado também por Marco Martins, com criatividade da Euro RSCG, para comunicar a partilha de imagens, filmes nas redes sociais com os amigos.
12 – Na era TAG (comunicações gratuitas entre números Optimus), João Manzarra protagoniza o anúncio “Animal Total”.
13 – “Chateau Brutal” é o anúncio que se segue. Também com João Manzarra inicia uma espécie de série inspirada nos clássicos (modernos) do cinema.
14 – É o caso de “Optimus Man-Zarra”, anúncio seguindo uma lógica muito apreciada pelo realizador Quentin Tarantino.
15 – Seguiu-se o TAG Boat, inspirado na série Barco do Amor.
16 – Mas o 4G chegou e com ele, a nova assinatura da Optimus “O que nos liga é Optimus”, coincidindo com a adoção da música dos Beatles All Together Now.
17 – Aqui a nova campanha do 4G propriamente dito com a promessa de comunicações em alta velocidade.
18 – Entretanto, como derivação da série All Together Now surgem vários anúncios, em que os Duetos Improváveis estão em destaque.
19 – Daí até à “Aldeia Global” foi um caminho (aparentemente) fácil, que contou com o talento de Marco Martins.
20 – E como não podia deixar de ser, o anúncio de Natal com mais cantores improváveis.