O Procon de João Pessoa (Procon-JP) vai inaugurar um serviço para dar mais agilidade à solução de problemas relacionados à telefonia móvel, que é a principal demanda do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do órgão. Nesta terça-feira (11), às 9h, será lançado o “Soluções Procon-JP”, com assinatura de um termo de autorização que possibilitará a instalação de um canal de atendimento direto e presencial com a operadora Oi Paraíba.
O coordenador do Procon-JP, Marcos André Araújo, explicou que a empresa foi escolhida porque é a que tem o maior número de atendimentos no órgão e já possui esse tipo de serviço nacionalmente. Só este ano, a Oi recebeu 765 reclamações, o que representa 7,22% de todas as reclamações recebidas no órgão. Do total, a principal queixa da empresa é a cobrança indevida, seguida por problemas no acesso ao serviço e cláusulas abusivas no contrato.
Encaminhamento – Ele esclareceu que a demanda do consumidor será recebida normalmente no SAC, sendo incluída no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), e encaminhada diretamente ao funcionário. Marcos Araújo disse que o funcionário da empresa tem autonomia para resolver a demanda na hora.
Segundo ele, será um canal específico de atendimento ágil e eficaz, que possibilitará um maior índice de resolutividade das demandas recebidas contra a empresa. “O objetivo é que mais consumidores saiam do Procon-JP com o problema resolvido, sem que a gente precise ligar ou marcar audiência com a empresa”, frisou.
O atendimento será feito assim como ocorre em outras cidades como Curitiba, Brasília, Campo Grande, Manaus, Florianópolis e Cuiabá. Na Paraíba, o serviço também é feito no Procon Estadual. Dos 146 atendimentos no Procon-PB de outubro, por exemplo, foram feitos 90 acordos. Já em Campina Grande, a resolução dos casos no mesmo mês chegou a 100%. No Procon-JP, o espaço funcionará das 8h às 17h, com intervalo para o almoço das 12h às 13h.