O grupo Telecom Italia lançou sua operação comercial de 4G baseado em cima da tecnologia Long Term Evolution (LTE), na Itália. O novo serviço está à venda nas cidades de Rima Milão, Turim e Nápoles. Inicialmente, será colocado à disposição dos clientes ofertas de dados via modem.
Fruto de ação conjunta entre a TIM Brasil, Telecom Italia e o Telecom Italia LAB (Centro de Pesquisa e Inovação da Telecom Italia, sediado em Turim), o desenvolvimento do LTE integra a estratégia global do grupo TIM. O trabalho começou a ser planejado há três anos nos laboratórios da companhia, onde foram testadas e certificadas as tecnologias, as arquiteturas, os padrões e as soluções disponíveis, além dos terminais e equipamentos de rede.
O amplo projeto de pesquisa resultou na criação de um plano tecnológico comum ao grupo TIM, com a utilização de parceiros globais. Tanto as operações da Itália quanto do Brasil utilizam os mesmos fornecedores (Ericsson, Huawei e Nokia Siemens).
Segundo a operadora, isso potencializa a solução e colhe frutos de adotar uma ação coordenada, essencial na primeira fase do LTE, que não alcançou a maturidade plena.
“O lançamento representa um passo importante nos planos globais da TIM diante da aposta do grupo na banda larga de alta velocidade. A partir desse passo, vamos explorar o desempenho geral da nova tecnologia, além de suas vantagens, e seguir com o calendário de implantação na Itália e no Brasil”, diz Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil.
A Portugal Telecom, Telefónica e América Móvil (donas da Oi, Vivo e Claro, respectivamente) também já instalaram o 4G em alguns países em que atuam.