As cobranças erradas continuam sendo o maior problema dos consumidores brasileiros. Em 2012, os problemas com cobranças atingiram 702.682 atendimentos, 37,42% do total de 2,03 milhões de atendimentos dos consumidores nos Procons de todo o País.
Os problemas na oferta de serviço estão em segundo lugar em atendimento, com 325.063 atendimentos (17,31%). Em seguida estão os problemas com contrato (13,21%), problemas com vício ou má qualidade de produto ou serviço (7,86%) e problemas com garantia de produtos (7,86%).
Na lista de 20 conglomerados econômicos mais procurados nos atendimentos dos Procons estão as quatro principais companhias (Oi, Claro, Tim e Vivo) e os principais bancos comerciais (Banco do Brasil, Santander, HSBC, Caixa, Itaú e Bradesco).
A Oi é a recordista, com 120.374 atendimentos, seguida da Claro (102.682), Itaú (97.578), Bradesco (61.257) e Vivo (44.022).
Veja a lista das empresas que mais receberam reclamações:
Oi – 120.374
Claro|Embratel – 102.682
Itaú – 97.578
Bradesco – 61.257
Vivo|Telefônica – 44.022
Sky – 33.520
Tim|Intelig – 32.286
Santander – 31.936
Ponto Frio Casa Bahia – 28.531
Ricardo Eletro, In, City Lar e Maestro Shopping – 26.808
Banco do Brasil – 23.692
BV Financeira – 22.019
Banco BMG – 20.488
Caixa – 19.343
Submarino, Americanas.com, Shoptime, B2W – 16.708
Net – 16.501
HSBC – 14.167
Carrefour – 13.495
Credicard Citibank – 12.253
Magazineluiza – 10.285