Já informamos em postagens anteriores aqui no Portal alguns resultados das teles no ano passado. Mas tem um segmento que merece destaque: o pós pago. A Oi foi a operadora que mais ampliou seu market share em telefonia celular pós-paga em dezembro de 2012, encerrando o ano como líder em crescimento (adições líquidas) de participação de mercado nesse segmento. De acordo com dados da Anatel, na comparação com dezembro de 2011, a ampliação foi de 2,8%, passando a deter 15,8% do mercado pós-pago. Com o resultado, a companhia foi a única operadora com expressivo crescimento de market share nesse segmento ao longo do ano passado.
A ampliação da participação da companhia reflete o plano estratégico apresentado no início do ano passado, que tem como foco o investimento em clientes de alto consumo. O número de clientes pós-pagos da Oi cresceu 2,33 milhões, passando de 5,7 milhões (dez/2011) para 8 milhões (dez/12). No total do mercado de telefonia móvel, a base da companhia passou de 45,4 milhões para 49,2 milhões. O desempenho também é consequência da nova estratégia, que engloba lojas próprias, subsídio de aparelhos e ofertas agressivas.
Em 2012, a Oi acumulou prêmios em reconhecimento às suas ofertas, as mais econômicas para os clientes. Em dezembro, a companhia ganhou o Prêmio Pricez de Melhor Oferta de Natal 2012. Em estudo comparativo realizado pela consultoria, a companhia liderou em preço em todas as 67 localidades pesquisadas para os perfis de consumo médio e alto. Foi a terceira vez no ano que estudos da Pricez avaliaram que a Oi tem as ofertas mais competitivas para a maior parte dos perfis de consumo de telefonia celular. Além da consultoria, uma associação nacional de consumidores destacou a Oi como a empresa com as melhores opções de planos para clientes que acessam a internet pelo celular. A Proteste, por exemplo, indica que usuários de telefonia móvel podem pagar mensalidades com diferença de até R$ 675 dentro de um mesmo perfil.