22/12/2024

Ranking aponta as empresas de serviços que mais receberam queixas em 2012


Definitivamente, 2012 não foi o ano para as empresas de telefonia móvel (as famosas teles), no Brasil. Depois de muitas delas serem enquadradas pelos órgãos de defesa do consumidor no ano passado e nos anteriores, foi a vez de a Anatel (responsável pela regulação no setor) também inferir severas penas às operadoras.

No entanto, apesar da campanha pela melhoria dos serviços, todas as quatro maiores empresas do País continuam figurando no ranking das 20 “mais reclamadas dos últimos 12 meses”, de acordo com apuração de um site de reclamações.

A página virtual, que coleta protestos de internautas insatisfeitos com os serviços e faz uma espécie de mediação com os prestadores de serviço, tem a TIM exposta pelo segundo ano seguido no topo de sua lista. Ao todo, foram 34.613 usuários insatisfeitos com a operadora, o que rendeu à tele um status de “não recomendado” pelo site.

A companhia foi proibida de vender chips por duas vezes em 2012 em vários estados do Nordeste, resultado de medidas dos órgãos locais de defesa do consumidor e, em junho, teve a mesma punição por parte da Anatel em 19 estados.

E, dos 20 listados pelo site, ainda pode-se encontrar a Claro na terceira posição, a Oi Telefonia-Velox na quinta e a Vivo Celular na sexta. Com exceção desta última, na comparação ao computado pelo site para o ano de 2011, todas elas mantiveram as posições no ranking.

A Vivo Celular mostrou o maior crescimento dentre as operadoras do ranking de reclamações. Ela passou da 12ª colocação em 2011 (com 9.323 registros) para 19.804 em 2012.
Já a Oi Telefonia-Velox foi responsável pelo maior número de registros de clientes da região Nordeste do país.

Depois da teles, as empresas que mais se destacam no ranking das “mais reclamadas nos últimos 12 meses” são as de TV a cabo. Com o número de clientes cada vez mais crescente (com destaque para a região Nordeste) o setor teve três das maiores do Brasil expostas no site. A Net TV e Banda Larga (vírtua) foi a segunda geral da lista e chegou a marca de 29.884.

Em sétimo, está a Sky. Responsável pela insatisfação de 307 pessoas do Ceará, a empresa teve mais 18.731 registros. A terceira é a Telefônica – Speedy – TV (17.300), a qual atua somente em 4 estados brasileiros.

O restante das empresas listadas pelo site Reclame Aqui são velhos conhecidos dos consumidores. Bancos e lojas virtuais completaram a lista dos 20 mais reclamados, em posições abaixo, mas mantendo a participação dos anos anteriores no que diz respeito à quantidade, segundo o Reclame Aqui.

Em nota, a TIM informou que tem se esforçado para atingir a máxima satisfação de seu cliente. Entre 2012 e 1014, a operadora prevê em R$ 172 milhões em investimentos no Ceará, somente em infraestrutura.

Já a Claro informou que, no meio do ano passado, enviou para a Anatel um plano de melhorias no qual consta R$ 7,5 bilhões em investimentos nos próximos três anos.

A Vivo se defende afirmando que vem registrando, em ranking da Anatel, o melhor resultado entre as operadoras, e argumenta que, no Nordeste, a operadora nunca esteve entre as mais reclamadas. A Oi, por sua vez, preferiu não comentar.

A Net ressaltou seu comprometimento em atender às demandas do site, que registra que 82,6% das reclamações dos clientes foram solucionadas.
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