
A operadora de telefonia móvel TIM sofreu mais uma derrota na Justiça Pernambucana. A empresa foi condenada a pagar uma indenização de R$ 5 mil a um cliente por cobrança indevida de fatura e inclusão de seu nome no cadastro de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. A sentença do magistrado Eduardo Guilliod Maranhão, da 29ª Vara Cível do Recife, foi publicada ontem no Diário da Justiça eletrônico. A TIM, que ainda nao se pronunciou sobre a decisão, pode recorrer da sentença.
De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), o cliente ajuizou uma ação na Justiça alegando que cancelou o contrato de prestação de serviços com a TIM, mas continuou recebendo cobranças e teve o nome incluído no cadastro de maus pagadores.
Segundo o processo, o cliente adquiriu um plano da operadora mas, em julho de 2006, por razões desconhecidas, não conseguia realizar ligações interurbanas, motivo pelo qual resolveu cancelar a linha. Depois do cancelamento, no entanto, o cliente continuou a receber cobranças incompatíveis com o plano contratado.
Nos autos, consta que a TIM cobrou o valor de R$ 71.844,11, referente a um período no qual não foi realizada qualquer prestação de serviço, pois o contrato já estava cancelado.
Os representantes jurídicos da TIM Nordeste alegaram que na ocasião do atendimento ao cliente é fornecido, obrigatoriamente, um número de protocolo, e como o autor não o apresentou, não foi comprovado o referido cancelamento contratual. Ressaltou, ainda, que as eventuais cobranças, enviadas após o suposto cancelamento, referiam-se a saldo remanescente.
Mas esta não foi a interpretação do juiz titular da 29ª Vara Cível da Capital. Na decisão, informou a assessoria do TJPE, ele entendeu que a TIM não provou nos autos a afirmação, por isso indeferiu a cobrança de faturas em data posterior ao cancelamento do contrato e irregular a inscrição do nome do contratante no SPC Serasa.
Ao julgar o caso, o juiz Eduardo Guilliod determinou a imediata retirada do nome do cliente do cadastro de inadimplentes e ordenou que a empresa pague indenização de R$ 5 mil a título de reparação moral. Além disso, o juiz ainda declarou rescindido o contrato de prestação de serviços, bem como desconstituiu qualquer cobrança posterior.
Este plano geralmente é oferecido pela central de telemarkerting da empresa há bastante tempo. Há mais ou menos 7 meses atrás era assinante do controle e recebi esta oferta por ligação. É um plano pós como os TIM BLACK, mas não aparece em lugar nenhum do site oficial. Além disso, como todo plano pós da tim, ao fim da franquia dos 20GB a internet continua funcionando com velocidade reduzida, nunca corta. Não poderia estar mais satisfeito.
Eu já venho recebendo essa oferta por SMS há alguns meses. Até fiquei com receio que fosse algum golpe, pois não aparecia em lugar nenhum do site.
Todas as operadoras, tem planos escondidos.
Quando tentamos fazer portabilidade, é que descobre esses planos.
Tenho um amigo que trabalha na Vivo, ele tem um plano que paga 49,99 e tem ligações para todas as operadoras, e vários apps a vontade, inclusive o Instagram, que não se acha nem nos planos tops da operadora.
Esses planos são as cartas na manga, para o cliente não sair da operadora.
?? por enquanto tá magra o esquenta Black Friday dessas operadoras tirando a oi. Ainda tem uma semana , vamos ver se aparece alguma coisa interessante.
Eu fico pensando ,tem várias pessoas que tem internet wi-fi em casa e no trabalho ,pra que tanta internet ,será que não dá pra esperar chegar em casa ,ou no trabalho para ver um vídeo,mandar mensagem não precisa de muita internet ,eu já paguei caro por uma internet no celular que eu não usava nem a metade,tem muita gente jogando dinheiro na conta das operadoras e não percebe.
O site já não está mais disponível, ao clicar no link leva aos planos convencionais.
Tim 20 Gb por 86$…
Oi 100 Gb por 99$…
Se a TIM comprar a Oi, com a cobertura da TIM, os clientes da Oi vão fazer a festa.
A TIM em Pernambuco andava sofrível há cerca de três meses quando mudei para a Claro. Ter sinal 4G cheio não era indicativo de internet funcionando e se a pessoa estivesse em cidades do interior a situação piorava. Não adianta oferecer dados que o consumidor não poderá utilizar devido a precariedade do serviço.