A tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês) nunca foi tão promovida no Mobile World Congress (MWC) quanto na edição deste ano da feira, que começou hoje, em Barcelona. A GSMA, organizadora do evento, distribuiu em parceria com a Sony Mobile mais de 1 mil smartphones Xperia T para os participantes, com o intuito de incentivá-los a usar aplicações NFC. O aparelho traz embarcado três aplicativos para uso com essa tecnologia: o NFC badge, uma carteira eletrônica e um app de cupons móveis.
O NFC badge dá entrada automática pela catraca da feira. Um documento com foto só precisa ser apresentado na primeira vez. O celular, contudo, não substitui o crachá, que precisa continuar a ser portado pelos visitantes. Foi criada uma fila especial para a entrada daqueles com NFC badge.
O app de carteira eletrônica permite pagar em qualquer estabelecimento dotado de uma máquina de POS que leia NFC. Há várias espalhadas pela cidade, não apenas no MWC. Desenvolvido pela Telefônica|Vivo, a carteira vem com um cartão de débito do banco espanhol La Caixa e da Visa, com 15 euros de crédito.
O app de cupom, por fim, traz uma série de cupons móveis para serem trocados por descontos em diversos estabelecimentos conveniados. É preciso se registrar com o código de participante do MWC.
Além disso, em vários pontos turísticos de Barcelona, como a igreja da Sagrada Família, o Museu Picasso, a Fundação Joan Miró e o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, assim como no aeroporto, foram disponibilizados posters com tags NFC para download de conteúdos especiais sobre a cidade e o evento.
O projeto de promoção dessa tecnologia na edição deste anos do MWC foi batizado de “NFC Experience” e há faixas com a logomarca por toda a parte da feira, junto com pessoas treinadas para tirar dúvidas sobre o assunto.