A Gemalto, empresa de segurança digital, a prestadora de telefonia móvel TIM e o Banco Itaú iniciaram um programa piloto de pagamentos móveis Near Field Communication (NFC) no Brasil. O cartão SIM UpTeq NFC e a plataforma AllynisTrusted Services Management (TSM), da Gemalto, estão sendo usados para transformar smartphones em soluções de pagamento móvel, que permitem transações ao aproximar o aparelho de um terminal de pagamento com tecnologia sem contato.
De acordo com as empresas, os participantes do piloto podem fazer compras em mais de cem restaurantes, cafés e lojas. À medida que o programa se expande, a solução TSM da Gemalto permitirá a instalação pelo ar de uma variedade de serviços NFC em dispositivos móveis, como transporte público, informam.
“O piloto no Brasil é uma extensão de mais de 50 implementações globais bem-sucedidas da tecnologia NFC da Gemalto e esse é apenas o começo na América Latina”, afirma Eric Megret-Dorne, vice-presidente sênior de Transações Seguras daGemalto América Latina. “A colaboração de empresas como TIM e o Banco Itaú é um grande passo na implementação dos serviços NFC no mercado brasileiro”, diz.