Um estudo divulgado pela Nokia Siemens aponta que os brasileiros com celulares conectados à internet tiveram um aumento nos seus pacotes de dados em 2012.
Mesmo assim, o crescimento de 11% em relação a 2011 ficou abaixo da média mundial, que foi de 20%. Além disso, a parcela de usuários de celular que possuem pacotes de dados no Brasil é menor: 57% no país contra 64% da média mundial.
Segundo Ricardo Silva, diretor de marketing global da Nokia Siemens Networks, o crescimento inferior no Brasil tem a ver com o fato de que 70% dos usuários de celulares não usavam nenhum pacote de dados porque não tinham aparelho com acesso à internet.
O executivo afirmou que entre os consumidores brasileiros que já usavam pacotes de dados em 2011 houve um aumento de 10% no consumo de serviços de internet móvel.
Dentre os entrevistados, 30% responderam que usam o celular para entretenimento, ante 26% em 2011. Esse cenário pode ser um estímulo para que as operadoras desenvolvam novos serviços no país, aponta o diretor.
O estudo foi conduzido no Brasil entre 28 de novembro e 7 de dezembro do ano passado. Ao todo, foram entrevistados 1.006 usuários de todas as operadoras. A amostra era de pessoas com idades entre 16 e 55 anos, das classes A a E.
Entre outros números levantados pela pesquisa, foi destacado que 61% dos brasileiros usam o celular como o telefone principal dentro e fora de casa, sete pontos percentuais a mais do que em 2011.
Além disso, 52% dos consumidores afirmaram que pensaram em trocar sua operadora no ano passado, ante 47% em 2011. No mundo, a média global foi de 42%.
Vale lembrar que em junho 2012, a Anatel suspendeu as vendas de chips da Claro, Oi e TIM, alegando a má qualidade do serviço oferecido.
No entanto, o puxão de orelha da agência reguladora não foi exatamente o fator determinante. “A mudança nas regras, permitindo a portabilidade numérica, favoreceu a troca de operadoras e melhorou a competitividade do setor no país”, afirmou.