02/11/2024

Anatel divulga primeiros resultados de pesquisa de satisfação dos usuários

A Anatel divulgou à sociedade os primeiros resultados da pesquisa nacional de satisfação dos usuários com os serviços de telecomunicações.

Foram avaliados os serviços de telefonia fixa (STFC), telefone de uso público (TUP), telefonia móvel (SMP) e os serviços de TV por Assinatura em requisitos como atendimento, tarifas e preços e qualidade das ligações. A pesquisa também avaliou a satisfação dos usuários dos serviços de banda larga prestados pelas empresas de telefonia fixa e móvel e TV por assinatura, abordando aspectos como satisfação quanto aos preços de oferta, velocidade e estabilidade da conexão. Para a elaboração da pesquisa foram ouvidos, aproximadamente, 200 mil usuários dos serviços de telecomunicação.

Na apresentação de ontem (19) foram divulgadas as informações referentes a telefonia fixa e a banda larga fixa. Os dados relativos a telefonia móvel e a TV por Assinatura serão abordados, respectivamente, em eventos no Recife (23 de abril) e em São Paulo (25 de abril).

No STFC Residencial, os resultados indicam que 46,5% dos usuários estão satisfeitos ou muito satisfeitos; 40,7% consideram o serviço mediano ou regular e 12,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 87,2% consideram o serviço satisfatório, enquanto 12,8% desaprovam o serviço avaliado.
Os usuários de banda larga residencial prestada pelas empresas de telefonia fixa estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 52,2% dos casos; 25,9% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 21,9% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, 78,1% consideram o serviço satisfatório, enquanto 21,9% desaprovam o serviço avaliado.
Os usuários de telefonia fixa não residencial estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em 55,5% dos casos; 38,8% consideram o serviço prestado regular ou mediano e 5,7% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, o STFC Não-Residencial ou corporativo foi considerado satisfatório por 94,3% dos usuários, enquanto 5,7% desaprovam o serviço avaliado.
Dos usuários de banda larga não residencial ou corporativa fornecida por empresas de telefonia fixa, 59% estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos com o serviço; 16,8% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos, enquanto 24,2% o consideram mediano ou regular. Desta forma, a banda larga prestada por empresas de telefonia fixa foi considerada satisfatória por 83,2% dos usuários, enquanto 16,8% desaprovaram o serviço.
No caso do telefone de uso público (TUP) apenas 1,1% consideram o serviço satisfatório; 48,7% consideram serviço mediano ou regular, enquanto 50,2% estão insatisfeitos ou totalmente insatisfeitos. Assim, mais de 50% dos usuários desaprovam o serviço como você pode acompanhar no gráfico abaixo.
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