O ministro das comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, devem iniciar uma parceria para levar a internet às periferias das grandes cidades e à região norte, apelidadas de “deserto digital”. Segundo Bernardo, o Google pode ajudar o governo em locais com baixa penetração de tecnologia.
“Nós precisamos acelerar o acesso do brasileiro à internet e uma parceria com o Google será muito bem-vinda”, declarou. “Daqui a alguns poucos anos tudo estará dentro da internet e todos devem procurar se localizar neste novo ambiente, inclusive de negócios”, completou o ministro.
Segundo Bernardo, em 2012, a internet estava em cerca de 40% dos domicílios brasileiros, mas no norte este número se reduzia para 8% dos domicílios. Quando há internet nesta região, no entanto, os preços são muito elevados, informou.
O presidente do Google, por sua vez, disse que o Brasil é o segundo país do mundo em consumo de audiovisual e é considerado pela matriz como um “mercado prioritário”. Entretanto, o país é apenas o 9º em produção de conteúdo audiovisual. Bernardo destacou que parcerias neste sentido tendem a dar resultados “extraordinários” para incentivar os desenvolvedores nacionais de conteúdo.