Em quatro anos, foram feitas no Brasil pouco mais de 19 milhões de trocas de operadoras de telefonia por meio da portabilidade numérica, informou, nesta quinta-feira (4), a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), administradora do serviço no País.
Desse total, 12,29 milhões (64%) foram efetivados para usuários de telefones móveis e 6,81 milhões (36%) para assinantes do serviço fixo.
A portabilidade numérica, que permite a troca de operadora pelo usuário com manutenção do número do telefone, foi implantada no Brasil, de forma gradativa, nos 67 DDDs existentes entre os meses de setembro de 2008 e março de 2009.
No primeiro trimestre deste ano, segundo o relatório da ABR Telecom, 1,07 milhão de transferências entre operadoras foram feitas, das quais 648,95 mil (61%) migrações referentes a celulares e 416,10 mil (39%), ao serviço fixo.
A ABR Telecom explica que o tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou superior a esse prazo se o usuário desejar agendar. Para desistir da portabilidade, o usuário tem dois dias úteis, após seu pedido, para suspender o processo de migração.