A TIM lançou oficialmente o TIMmusic, um novo serviço de download de músicas que está disponível para todos os clientes da operadora. A principal diferença em relação aos outros serviços está no modelo de cobrança: para clientes pré-pago, o TIMmusic custa R$ 0,50 por dia, cobrado apenas no dia em que o serviço for usado.
Ele não é um serviço de streaming como o Rdio ou o Deezer: as músicas precisam ser necessariamente baixadas para o aparelho antes de serem tocadas. Entretanto, as músicas não serão suas, elas ficam armazenadas de maneira protegida; são executadas apenas pelo aplicativo do TIMmusic; e não poderão ser copiadas para outros dispositivos.
O TIMmusic também está disponível para clientes pós-pago, por R$ 9,90 ao mês, apenas no mês em que o serviço for usado. O valor é automaticamente descontado da fatura mensal ou dos créditos, no caso de plano pré-pago. Segundo a TIM, isso elimina uma “barreira para o acesso legalizado à música no celular, que é a necessidade de um cartão de crédito para cobrança do serviço”.
Na primeira utilização, é necessário usar a rede de dados da TIM. Depois disso, as músicas podem ser baixadas por Wi-Fi.
O player do TIMmusic não é muito bonito, mas funciona. O serviço é baseado no Muve Music, oferecido pela operadora americana Cricket, mas há diversos artistas brasileiros no acervo. Em uma busca rápida, é possível encontrar Caetano Veloso, Seu Jorge, Djavan e Ana Carolina. A TIM diz que fechou parceria com várias gravadoras do país, incluindo Sony, Universal, Som Livre e Warner, o que garantiu um “acervo de milhões de músicas”.
Além de baixar e executar músicas, o aplicativo do TIMmusic mostra “playlists prontas com músicas pré-selecionadas” no Meu DJ. E há um ícone do Shazam ali: quando você estiver ouvindo uma música em algum lugar e não souber o nome dela, basta tocar no botão, o aplicativo retornará informações sobre a música e uma opção para baixá-la para o seu aparelho.
No momento, o TIMmusic está disponível apenas para smartphones Android e oficialmente suporta poucos modelos: Motorola RAZR i, Samsung Galaxy S III Mini, Galaxy S II Lite, Galaxy Pocket, Galaxy Y, Galaxy Ace, Galaxy S III e Galaxy Y Duos. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no Google Play, e não há cobrança até o dia 15 de abril.