A Anatel multou a TIM em R$ 9,5 milhões por desrespeito aos indicadores de qualidade de telefonia.
Apesar da sanção, a Anatel não conseguiu comprovar que a operadora derrubava propositalmente as ligações dos clientes do plano Infinity pré-pago, com a intenção de obter mais lucro. A suspeita chegou a causar a suspensão temporária da oferta do pacote.
Em agosto do ano passado, um documento vazado pela Agência indicava que a operadora agia de má fé ao tratar seus clientes de forma discriminatória. Inconformados com a denúncia, executivos da companhia contrataram uma consultoria independente para refazer a análise, que, ao contrário da anterior, se mostrou favorável à empresa.
Em nota enviada à imprensa, a TIM reitera que “desde o início do processo cooperou com a agência reguladora prestando todos os esclarecimentos necessários e, inclusive, estudos de auditorias independentes comprovando a ausência de irregularidades”.
A operadora diz que pretende tomar “medidas cabíveis” contra a decisão, mas não esclarece se vai recorrer da multa.