O banco de investimentos português, Espírito Santo Investment Bank, compôs relatório sobre os resultados desempenhados pela companhia de telecomunicações espanhola, Telefônica, em seu primeiro trimestre deste ano.
A Telefônica Brasil, braço brasileiro da companhia espanhola, divulgou acréscimo da sua receita líquida em 2,9%. Em contraponto, as perdas obtiveram retração de 15,3%, de janeiro a março de 2013.
A partir da apresentação deste balanço, o Espírito Santo Investment Bank manteve recomendação “neutra” para as ações VIVT4, estabelecendo preço-alvo de R$ 57. O relatório do banco de investimentos diz que a Telefônica Brasil está com um bom desempenho, entretanto para a consolidação de resultados mais consistentes, será necessária uma postura mais proativa no setor de telefonia fixa.
Segundo o banco ainda, a expectativa é de que melhorias operacionais ocorram apenas a partir do 2T13. Isto não quer dizer que a filial brasileira não esteja de olho na competitividade crescente, principalmente em São Paulo, das rivais do setor. Um exemplo disto é o avanço que a TIM tem promovido na megalópole, a partir da oferta de maior velocidade na internet por preços menores. Tais pressões devem acelerar o processo de otimização da qualidade de serviços prestados pela Telefônica, que opera com o nome de Vivo.
Por meio de videoconferência o diretor executivo da companhia, Paulo Cesar Teixeira transpareceu confiança ao assegurar a melhoria para o setor de telefonia fixa, apontando aspectos positivos da empresa, tais como: folha de balanço sólida, forte rede de relações e consolidação da marca Vivo.