A filial da Telefónica no Brasil procura a ampliação da plataforma de computação ‘na nuvem’ Vivo Cloud Plus no país, que transferiu a seu centro de dados em Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, considerado o mais moderno da América Latina.
‘Uma das vantagens de ser uma empresa de telecomunicações é a conectividade, ou seja, temos a capacidade de entregar o tráfego do cliente seja onde for, com a rede que a empresa clássica de TI não tem’, afirmou a jornalistas Silvio Antunes, diretor de Negócios de Telefónica|Vivo no Brasil.
Segundo Paulo César Teixeira, diretor-geral da empresa, o mercado brasileiro ainda é pouco explorado e a Vivo entra nesse mercado no momento adequado.
‘Nenhum negócio pode prescindir de telecomunicações ou TI e nós apostamos na robustez de nossa rede associada a soluções da TI com fortes empresas associadas’, comentou Teixeira, indicando a Cisco como sua principal associada no projeto Vivo Cloud Plus.
Teixeira também se referiu à questão da segurança como um fator de diferenciação da plataforma da empresa. As ferramentas de segurança da plataforma, segundo o executivo, não impedem o tráfego do cliente, porque está baseada na rede da operadora.
O Vivo Cloud Plus já tem 20 clientes, entre empresas de serviços, indústria financeira e educação e se prevê que o setor de comércio será o responsável pelo crescimento do serviço. Embora a plataforma por enquanto seja um serviço para empresas, Antunes não nega a possibilidade de que com o tempo possa ser um produto oferecido para pessoas físicas.
‘É uma decisão que deve ser tomada com o tempo e segundo a demanda’, concluiu Teixeira.