Pesquisa da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) divulgada ontem (30), comparou o preço médio do pacote de TV paga em 47 países. No ranking, o Brasil ficou em 20º lugar, com média em US$ 27,43, aproximadamente R$ 63.
O pacote mais caro é vendido na Nova Zelândia e o mais barato, na Índia. Argentina, Chile Uruguai e EUA são alguns dos países que cobram mais do que o Brasil, enquanto México e Colômbia cobram menos.
A Associação entende que o preço “ao redor da média mundial” ajuda a explicar a expansão de assinantes de TV paga no país. Oscar Vicente de Oliveira, presidente da ABTA, defendeu que o pacote poderia ser mais barato não fossem algumas condições do mercado local. O executivo culpa o contexto de regulação do mercado de TV e a incidência de impostos pelos preços praticados.
A pesquisa foi feita pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) entre abril e maio de 2013. Para comparar os preços, a Fundação usou o chamado índice Big Mac, de paridade de poder de compra.
Outra pesquisa realizada pela ABTA conclui que o índice de satisfação dos brasileiros com os serviços de TV paga é, na média, de 8,01 em escala de 0 a 10.
Oliveira acredita que o mercado deve continuar a crescer, mas não acompanhará os índices dos últimos dois anos, que alcançaram, respectivamente 30% e 27%. Ele acredita que a desaceleração se deve à redução das perspectivas de crescimento do país em si.