A Anatel coloca à disposição da sociedade os resultados do acompanhamento trimestral dos planos de melhorias das prestadoras do serviço móvel pessoal por Unidade da Federação (UF) e por município, conforme anunciado pelo presidente João Rezende.
Em 2012, após verificação de decréscimo na qualidade da prestação do serviço de telefonia móvel, a Anatel decidiu suspender a comercialização de novos chips para as prestadoras que apresentaram o pior desempenho por UF e impôs a todas as prestadoras a obrigação de apresentação de um plano nacional de ação com medidas capazes de garantir a melhoria na qualidade do serviço. Os planos aprovados contêm metas objetivas e organizadas em um cronograma com prazo de conclusão em até dois anos e, caso não ocorra uma evolução positiva, novas medidas restritivas podem ser adotadas pela Agência.
O objetivo da publicação dos dados por UF e por município é permitir que o usuário tenha, de forma fácil e transparente, acesso aos dados de desempenho de sua operadora e das concorrentes, de forma a permitir o comparação entre elas. O acompanhamento e avaliação dos resultados ocorrem por meio da coleta de informações realizada pelos fiscais da Anatel em cada município brasileiro.
Para acompanhar o desempenho de cada operadora na sua região ou obter mais informações sobre os planos de melhoria, clique aqui.