02/04/2025

Anatel quer adiantar acessiblidade do 3G e 4G

Lançado comercialmente em abril, o 4G ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar acessível ao brasileiro. De olho no potencial econômico, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que pretende antecipar a meta de popularização da tecnologia (assim como a de sua antecessora, o 3G) e estendê-la a todo o país até 2018. “Vamos ver se é possível, depois de cálculos financeiros e obrigações de investimentos, antecipar a massificação do 3G para 2015 ou 2016 e do 4G para 2018”, afirmou. 

Rezende participou de um workshop sobre conectividade no Rio de Janeiro. Lá, anunciou que o próximo leilão do 4G está previsto para acontecer entre abril e maio de 2014, na faixa dos 700 MHz, hoje ocupada por emissoras de TV aberta, que aos poucos serão remanejadas para dar lugar à tecnologia móvel. De acordo com as metas da Anatel, todas as cidades-sede da Copa do Mundo têm até dezembro deste ano para instalar o 4G na faixa dos 2,5 GHz.

Ainda há muito a ser feito pela banda larga móvel. Levantamento publicado pela Anatel na semana passada concluiu que as metas de qualidade do 3G são respeitadas em apenas três capitais brasileiras: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Maceió (AL). Nas outras 23 e no Distrito Federal, ao menos uma empresa das quatro maiores fornecedoras (Vivo, TIM, Claro e Oi) foram reprovadas em algum critério, como taxa de sucesso na conexão com a internet e taxa de queda das conexões.

As duas grandes vantagens da frequência 700 MHz são abrangência do sinal e compatbilidade com aparelhos internacionais, como os produzidos nos Estados Unidos.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
ADXB

Muito bom nenhuma outra operadora tem 1 GB por semana mais 100 minutos para qualquer operadora por 9,99 semanal….a OI vai ter de rebolar para igualar essa franquia de internet semanal…

Erick Nilson Silva

A Oi alterou sua promocao primeiro… forcou a Vivo e a TIM a mudarem tambem.

danilo pepe

sai da oi porque onde tem três 4 chefe não tem nenhum pra quem não sabe também a oi tu usa 1:01 tu paga 2minutos usou 2:01 paga 3 e assim vai então quer dizer que o canal aquele do otario ta certo maioria e otario mesmo poucos pensam e ai vira esse pandemônio geral as operadoras tao quase tudo a mesma coisa a vivo ainda e pra rico mas vai termina essa mamata espero!!!!

Alan Passos

Falta so acumular oq n usa na semana

Ricardo Costa

Verdade, a oi é um roubo nesta questão de minutos, se você fala 0:20 segundos ela te cobra o minuto inteiro e assim sucessivamente, então no final das contas se você tem 100 min, e fez ligações com tempo menor que minutos inteiros esses 100 min acabam virando 40 min ou menos, absurdo isso, na Tim isso não acontece.

ADXB

Não modificou nada até agora no site tim.com.br

jotha

Hoje já são 13/03, de onde tiraram essa matéria? eu procurei no Google e nada encontrei nada dobre, só essa matéria aqui.