O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da Brasil Telecom Cabos Submarinos (BTCS), empresa do Grupo Oi, pela BTG Pactual YS Empreendimentos e Participações. A operação é o primeiro investimento do grupo BTG Pactual, de banco de mesmo nome, nesse tipo de negócio.
Publicada na edição desta terça-feira (13) do Diário Oficial da União, a decisão do órgão de defesa da concorrência foi tomada no âmbito da Superintendência Geral. Assim, não há necessidade de ir ao plenário do Cade.
A BTCS presta serviços de telecomunicações e transmissão de dados corporativos por meio de rede de cabo submarinos (denominada rede Globonet) que passam por diversos países como Estados Unidos, Bermudas, Venezuela, Colômbia e Brasil (Fortaleza e Rio de Janeiro).
O Cade entendeu que a aquisição não prejudica o ambiente concorrencial, pois o BTG não possui nenhuma participação em empresas vertical ou horizontalmente relacionadas à mesma atividade. Além disso, a operação representará uma desverticalização de atividades para o Grupo Oi.