19/11/2024

Domingo de transtornos com o nono digito na telefonia móvel brasileira



Como todos já devem saber, hoje (domingo, 25/08) os celulares do interior de São Paulo com DDDs do 12 ao 19 ganharam mais um dígito em seus números, foi o nono dígito que entrou em vigor.

Parece que as operadoras telefônicas não estavam tão bem preparadas assim para incluir o 9 (nove) na frente dos números móveis. A mudança causou muitos problemas tanto para os usuários de São Paulo como até os de todo o Brasil.

Com a Vivo, usuários relataram que não conseguiram durante toda a manhã nem comprar pacotes de internet nem se cadastrar em promoções. Apesar de todos os problemas o atendimento da empresa esteve funcionando normalmente e um aviso foi deixado para os clientes que entraram em contato com a central:



Já na Claro o principal problema ficou na central de promoções da operadora (*525), durante todo o domingo diversos clientes informaram que apenas ouviam uma mensagem de erro no sistema. Além disso em alguns municípios do interior paulista (que foram diretamente afetados pela inclusão do novo digito) tiveram todos os serviços da operadora suspensos por alguns momentos. A operadora notificou os usuários que entravam em contato sobre as mudanças em relação ao nono digito.


 
Na TIM o problema foi ainda maior, o sistema de recarga e consulta de saldo da companhia saíram do ar e o sistema dos atendentes ficou inoperante durante toda a manhã do domingo, as falhas se estenderam a todo o país, o que piorou a situação da TIM, e os usuários, obviamente, reclamaram nas redes sociais:




A operadora foi a única a reconhecer os problemas que estava enfrentando e no momento da instabilidade notificou os clientes que ligavam para reclamar do problema.




Não foi diferente com a Oi, que também recebeu reclamações de clientes que não estavam conseguindo completar ligações nem muito menos acessar a internet através da rede 3G. Porém, o problema durou pouco tempo. Segundo o #Minha Operadora apurou, as falhas na Oi por causa do nono digito começaram por volta das 5h da manhã e foram corrigidos antes das 8h15. Porém, mesmo durante os problemas a empresa não divulgou nenhum comunicado sobre a inclusão do novo digito aos seus clientes através do atendimento eletrônico.


E você, notou algum problema em sua rede de telefonia durante o dia de hoje? Divida sua experiência com a gente nos comentários!

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários